Grupo Banco Mundial dá início a um esforço de garantia de empréstimos de US$ 20 bilhões por ano
Publicada em
LONDRES (Reuters) - O Grupo Banco Mundial disse nesta segunda-feira que começou a operar uma nova plataforma de garantia de empréstimos e investimentos que espera triplicar o fornecimento de garantias e seguros de risco em todo o mundo para 20 bilhões de dólares por ano.
A meta, que pretende ser atingida até 2030 e que visa aumentar o investimento em áreas de maior risco, da África à Ucrânia, combinará as principais unidades do Banco Mundial, da Corporação Financeira Internacional (IFC) e da Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (Miga).
Hiroshi Matano, vice-presidente executivo da Miga, disse à Reuters que a combinação permitirá que a agência comece a apoiar novos financiamentos inovadores, incluindo créditos de carbono, trocas de dívida por natureza e soluções de energia fora da rede em regiões remotas da África.
Para contextualizar, o Grupo do Banco Mundial concedeu quase 6,5 bilhões de dólares em garantias no ano passado e espera fornecer cerca de 10 bilhões de dólares este ano, de modo que a meta verá uma enorme expansão e aumentará o balanço patrimonial da Miga, que atualmente está em torno de 30 bilhões de dólares.
Questionado se os valores anuais poderiam até mesmo superar a meta de 20 bilhões de dólares, ele acrescentou que o presidente do Banco Mundial, 'Ajay (Banga), quer que sejamos ambiciosos, portanto, se houver demanda, é claro que consideraremos isso'.
(Por Marc Jones e David Lawder)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO