Guatemala reinicia transição de governo com equipe de presidente eleito
Publicada em
CIDADE DA GUATEMALA (Reuters) - O governo da Guatemala reiniciou sua transição de governo com representantes do presidente eleito Bernardo Arévalo, que obteve uma vitória esmagadora no segundo turno das eleições de agosto, de acordo com uma declaração do governo divulgada na quarta-feira.
O reinício da transição ocorre depois que o chefe da Organização dos Estados Americanos (OEA) e outras instituições internacionais pediram a Arévalo que retirasse a suspensão que ele ordenou em setembro.
O presidente eleito suspendeu temporariamente sua participação na transição governamental depois que as ações das autoridades alimentaram dúvidas sobre a transferência de poder, disse ele na época.
Arévalo viajou para Washington no início desta semana, onde se reuniu na terça-feira com altos funcionários da administração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, bem como com líderes empresariais e com o secretário-geral da OEA, Luis Almagro.
A principal promotoria do país centro-americano fez uma operação de buscas na sede do partido de Arévalo e as instalações administradas pelo principal tribunal eleitoral da Guatemala.
Ele classificou a investigação da promotoria sobre sua vitória eleitoral no mês passado como parte de uma tentativa de golpe.
A OEA disse na semana passada que as últimas ações do procurador-geral da Guatemala contra as autoridades eleitorais são uma 'violação intolerável' da Constituição do país.
(Reportagem de Sofia Menchu e Carolina Pulice)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO