Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Guerra comercial de Trump é um alerta para a Europa, diz Lagarde

Placeholder - loading - Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde 06/03/2025. REUTERS/Jana Rodenbusch/File Photo
Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde 06/03/2025. REUTERS/Jana Rodenbusch/File Photo
Ver comentários

Publicada em  

FRANKFURT (Reuters) - Uma guerra comercial global em grande escala prejudicaria os Estados Unidos em particular e pode reenergizar o impulso da Europa em prol da unidade, disse a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, nesta sexta-feira.

Os EUA impuseram uma série de tarifas sobre amigos e inimigos e ameaçaram tomar ainda mais medidas, provocando retaliação da maioria e aumentando a preocupação de que o crescimento global pode sofrer um grande impacto.

'Se entrarmos em uma verdadeira guerra comercial, em que o comércio seja reduzido significativamente, isso terá consequências graves', disse Lagarde ao programa HARDTalk da BBC. 'Isso terá consequências graves para o crescimento em todo o mundo e para os preços em todo o mundo, mas principalmente nos Estados Unidos.'

Entretanto, essas tensões também podem ter o efeito colateral positivo de dar mais um impulso à unidade europeia, argumentou Lagarde.

'Sabe o que isso está fazendo no momento? Está despertando a energia europeia. É um grande alerta para a Europa. Talvez este seja um momento europeu, mais uma vez', disse ela.

A Comissão Europeia e a Alemanha, a maior economia do bloco, já anunciaram um aumento nos gastos com defesa e infraestrutura, pondo fim a anos de relutância em gastar, argumentou Lagarde.

Esse 'despertar coletivo' também parece incluir o Reino Unido, que deixou a União Europeia, já que está participando do esforço de segurança da Europa, argumentou Lagarde.

Muitos dos esforços em larga escala da UE para aprofundar a unidade foram paralisados durante a maior parte da última década, e o ex-chefe do BCE Mario Draghi apresentou um relatório contundente sobre o projeto europeu no ano passado.

Os líderes, no entanto, tomaram poucas ou nenhuma medida para implementar as propostas de reforma de Draghi, mesmo com o bloco quase não crescendo e a Alemanha sofrendo dois anos consecutivos de contração econômica.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. guerra comercial de trump e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.