Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Hackers da Coreia do Norte invadem empresa de TI dos EUA em tentativa de roubar criptomoedas

Hackers da Coreia do Norte invadem empresa de TI dos EUA em tentativa de roubar criptomoedas

Reuters

20/07/2023

Placeholder - loading - Homem segura laptop, em imagem de ilustração 13/05/2017 REUTERS/Kacper Pempel
Homem segura laptop, em imagem de ilustração 13/05/2017 REUTERS/Kacper Pempel

Por Christopher Bing e Raphael Satter

WASHINGTON (Reuters) - Um grupo de hackers apoiado pelo governo norte-coreano invadiu uma empresa norte-americana de gerenciamento de TI e a usou como trampolim para atingir empresas de criptomoedas, disseram a empresa e especialistas em segurança cibernética nesta quinta-feira.

Os hackers invadiram a JumpCloud, com sede em Louisville, no Colorado, no final de junho, e usaram seu acesso aos sistemas da empresa para atingir 'menos de 5' de seus clientes, afirmou a companhia em uma postagem em blog.

A JumpCloud não identificou os clientes afetados, mas as empresas de segurança cibernética CrowdStrike Holdings -- que está ajudando a JumpCloud -- e a Mandiant, de propriedade da Alphabet, -- que está ajudando um dos clientes da JumpCloud -- disseram que os hackers envolvidos eram conhecidos por sua atuação em roubos de criptomoedas.

Duas pessoas familiarizadas com o assunto confirmaram que os clientes JumpCloud visados pelos hackers eram empresas de criptomoedas.

A invasão mostra como os espiões cibernéticos norte-coreanos, antes satisfeitos em ir atrás de empresas de moeda digital aos poucos, agora estão atacando empresas que podem dar a eles acesso mais amplo a várias vítimas subsequentemente, em uma tática conhecida como 'ataque à cadeia de suprimentos'.

“Na minha opinião, a Coreia do Norte está realmente intensificando seu jogo”, disse Tom Hegel, que trabalha para a empresa norte-americana SentinelOne e confirmou de forma independente a atuação da Mandiant e da CrowdStrike.

A missão da Coreia do Norte na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York não respondeu a um pedido de comentário. A Coreia do Norte já havia negado a organização de roubos de moeda digital, apesar de volumosas evidências -- incluindo relatórios da ONU -- que apontam o contrário.

(Por Christopher Bing e Raphael Satter, em Washington; reportagem adicional de James Pearson, em Londres, e Michelle Nichols, em Nova York)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.