Inverno rigoroso causa neve no Meio-Oeste dos EUA e pode provocar enchentes na Costa Leste
Publicada em
Por Brendan O'Brien e Rich McKay
CHICAGO (Reuters) - Dezenas de milhões de norte-americanos podem enfrentar condições climáticas perigosas com as tempestades de neve que estão assolando as regiões Noroeste e Meio-Oeste do país, e com a potencial formação de tornados no Sul.
Companhias aéreas cancelaram ou atrasaram nesta sexta-feira mais de 3.600 voos em todo o território dos Estados Unidos. Aviões ficaram no solo no Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, devido ao vento e à neve.
Moradores de várias partes do Meio-Oeste sofreram na manhã desta sexta-feira com nevascas e ventos de até 96 quilômetros por hora, condições que devem continuar até sábado, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês).
“Se você estiver nas estradas nesta manhã, não será legal. Considere a possibilidade de adiar a viagem nesta manhã”, afirmou o Serviço em mensagem na plataforma de rede social X. De acordo com o órgão, a visibilidade de algumas vias de Chicago era de menos de 800 metros.
“Este sistema de tempestade é definitivamente perigoso”, disse Zack Taylor, meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do serviço nacional. “Perigosos fenômenos na região dos Grandes Lagos e no alto Meio-Oeste. Condições de nevasca e quase nevasca.”
Mais de 700 voos foram cancelados ou atrasados no Aeroporto Internacional O'Hare na manhã desta sexta-feira.
Milwaukee, no Wisconsin, deve receber a maior quantidade de neve, de 30 a 45 centímetros, com ventos de até 65 quilômetros por hora durante o fim de semana.
O oeste do Estado de Nova York, incluindo Buffalo, pode ser coberto por mais de trinta centímetros de neve. Depois que esse sistema avançar para o leste, a neve com “efeito lago” poderá trazer vários centímetros a mais até segunda-feira para a área de Buffalo.
Outros 13 milhões de pessoas que vivem perto do Oceano Atlântico ou de grandes cursos de água na Virgínia, ao norte da Nova Inglaterra, estavam sob a ameaça de inundações devido às fortes chuvas e neves dos últimos dias.
O mau tempo está atingindo grande parte dos EUA, disseram os meteorologistas.
Ao sul, no Mississippi, cerca de 3 milhões de pessoas estavam sob a ameaça de tornados e fortes tempestades. O NWS alertou que ventos de até 100 quilômetros por hora poderiam danificar telhados e derrubar árvores e linhas de energia.
No início da próxima semana, espera-se que o ar ártico a caminho do sul provoque condições perigosamente frias para grande parte dos EUA.
(Reportagem de Brendan O'Brien, em Chicago, e Rich McKay, em Atlanta)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO