Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Irã diz que Israel bombardeou sua embaixada na Síria e mata comandantes

Placeholder - loading - Consulado iraniano em Damasco é destruído em suposto ataque aéreo israelense 01/04/2024 REUTERS/Firas Makdesi
Consulado iraniano em Damasco é destruído em suposto ataque aéreo israelense 01/04/2024 REUTERS/Firas Makdesi
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

DAMASCO (Reuters) - Aviões de combate supostamente israelenses bombardearam a embaixada do Irã na Síria nesta segunda-feira, em um ataque que, segundo o Irã, matou sete de seus conselheiros militares, incluindo três comandantes seniores, e que marcou uma grande escalada na guerra de Israel com seus adversários regionais.

Os repórteres da Reuters que estiveram no local, no distrito de Mezzeh, em Damasco, viram socorristas escalando os escombros de um prédio destruído dentro do complexo diplomático, adjacente ao prédio principal da embaixada. Veículos de emergência estavam estacionados do lado de fora. Uma bandeira do Irã estava pendurada em um mastro em frente aos escombros.

'Condenamos veementemente esse atroz ataque terrorista que teve como alvo o prédio do consulado iraniano em Damasco e matou vários inocentes', disse o ministro das Relações Exteriores da Síria, Faisal Mekdad, que foi visto no local junto com o ministro do Interior da Síria.

O embaixador do Irã na Síria disse que o ataque atingiu um prédio consular no complexo da embaixada e que sua residência ficava nos dois últimos andares.

O Corpo da Guarda Revolucionária do Irã disse em um comunicado que sete conselheiros militares iranianos morreram no ataque, incluindo Mohammad Reza Zahedi, um comandante sênior da Força Quds, que é um braço paramilitar e de espionagem estrangeira de elite.

Há muito tempo, Israel tem como alvo instalações militares iranianas e as de seus aliados na Síria, mas foi a primeira vez que o vasto complexo da embaixada foi atingido.

O país intensificou esses ataques paralelamente à sua campanha contra o grupo palestino Hamas, apoiado pelo Irã, que desencadeou a guerra de Gaza com um ataque a Israel em 7 de outubro que matou cerca de 1.200 pessoas e fez 253 reféns, de acordo com os registros israelenses.

Mais de 32.000 palestinos foram mortos na ofensiva de Israel em Gaza, de acordo com as autoridades de saúde palestinas.

Os militares de Israel intensificaram os ataques aéreos na Síria contra Guarda Revolucionária do Irã e o grupo armado libanês Hezbollah, apoiado pelo Irã, ambos apoiadores do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Israel normalmente não comenta sobre os ataques de suas forças na Síria. Questionado sobre o ataque, um porta-voz militar israelense disse: 'Não comentamos as reportagens da mídia estrangeira'.

A missão do Irã na ONU descreveu o ataque como uma 'violação flagrante da Carta das Nações Unidas, da lei internacional e do princípio fundamental da inviolabilidade das instalações diplomáticas e consulares'.

Dizendo que o ataque foi 'uma ameaça significativa à paz e à segurança regionais', a missão iraniana pediu ao Conselho de Segurança da ONU que condenasse o ataque e disse que Teerã se reservava o direito de 'dar uma resposta decisiva'.

Mais cedo, o embaixador iraniano na Síria, Hossein Akbari, que não ficou ferido, disse que de cinco a sete pessoas tinham sido mortas no ataque e que a resposta de Teerã seria 'dura'.

A mídia estatal iraniana disse o governo iraniano acreditava que Zahedi era o alvo do ataque. Seu vice e outro comandante sênior também foram mortos, juntamente com outras quatro pessoas.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA Matthew Miller disse que o governo norte-americano continua 'preocupado com qualquer coisa que possa ser uma escalada ou causar um aumento no conflito na região', mas não esperava que o ataque afetasse as negociações para libertar os reféns israelenses mantidos pelo Hamas.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia PROMOÇÃO "OUÇA E CONCORRA" 2ª EDIÇÃO

PROMOÇÃO "OUÇA E CONCORRA" 2ª EDIÇÃO

A Rádio Antena 1 está trazendo de volta sua promoção mais bem-sucedida, que já se consolidou como um marco na história da rádio. A segunda edição da promoção "Ouça e Concorra" vai até o final de 2025 e oferece a chance de ganhar uma Alexa Echo Pop todos os dias. Confira como participar e não perca essa oportunidade!

Como Participar da Promoção "Ouça e Concorra"

Participar da promoção "Ouça e Concorra" é simples e rápido. A promoção será válida de 17 de março a 19 de dezembro de 2025, e qualquer pessoa com mais de 18 anos pode participar, de todo o Brasil, desde que esteja domiciliada exclusivamente no Território Nacional. O processo para participar inclui a criação de um login e senha, permitindo que você acesse o www.oucaeconcorra.com.br e dê play facilmente, sem precisar preencher novamente seus dados pessoais.

Quanto mais dias você acessar o www.oucaeconcorra.com.br mais chances você tem de ganhar. Lembrando que cada ouvinte poderá ganhar uma única vez durante a promoção. Não perca tempo, aproveite a chance de curtir a melhor programação musical do Brasil enquanto concorre a uma Alexa Echo Pop.

Datas Importantes e Detalhes da Promoção

A promoção ficará ativa por oito meses, de março a dezembro de 2025, o que te dá bastante tempo para participar. O sorteio será realizado diariamente, e a cada novo play no www.oucaeconcorra.com.br, suas chances de ser o próximo vencedor aumentam. Não perca tempo e participe já!

Como Funciona a Entrega do Prêmio

Se você for o sortudo vencedor, o prêmio (uma Alexa Echo Pop) será enviado diretamente para a sua residência. Para os moradores de São Paulo, existe a opção de retirar o prêmio pessoalmente na sede da Antena 1, localizada na Av. Lineu de Paula Machado, 900, Jardim Everest - São Paulo - SP.

O ouvinte premiado será comunicado por mensagem via WhatsApp ou por telefone, no prazo de até 30 dias úteis após a contemplação. Fique atento, pois a comunicação será feita diretamente com o vencedor.

Suporte ao Participante: Estamos Aqui Para Ajudar!

Se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda durante a participação, entre em contato com a equipe da Antena 1 pelo WhatsApp (11) 97076-4000. O suporte está disponível de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h. Fique tranquilo, pois garantimos a segurança e privacidade dos seus dados, de acordo com as normas de proteção de dados em vigor.

Não Perca a Chance: Participe Agora!

Acesse www.oucaeconcorra.com.br e confira todas as informações sobre a promoção, incluindo o regulamento completo. Participe da segunda edição da promoção e aumente todos os dias as suas chances de ganhar a Alexa Echo Pop! Não deixe passar essa chance de tornar sua experiência com a Rádio Antena 1 ainda mais especial.

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. israel bombardeia embaixada …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.