Israel diz ter frustrado 50 ataques ordenados pelo Irã nos últimos anos
Publicada em
JERUSALÉM (Reuters) - Israel e seus parceiros estrangeiros frustraram mais de 50 ataques orquestrados pelo Irã contra israelenses e judeus no exterior nos últimos anos, disse o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, nesta quinta-feira, durante uma visita ao Azerbaijão.
Israel e o Irã estão amarrados em uma guerra de sombras no estilo da Guerra Fria há décadas, com alegações mútuas de sabotagem e planos de assassinato.
Na quarta-feira, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, acusou o Irã de estar por trás de uma tentativa frustrada de atacar a embaixada de Israel em Baku. As autoridades azeris não confirmaram isso imediatamente.
'Por ordem de seu líder supremo, o Irã empreendeu nos últimos anos uma campanha terrorista mundial de escala sem precedentes, focada em israelenses e judeus... Estamos falando de mais de 50 tentativas de ataques', disse Gallant à mídia israelense.
Ele creditou aos serviços de segurança de Israel e à 'estreita cooperação com muitos países' a frustração dos supostos ataques.
Autoridades iranianas não fizeram comentários imediatos.
O Azerbaijão é um importante parceiro de defesa israelense na fronteira do Irã.
(Por Dan Williams e Parisa Hafezi)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO