Iene japonês salta e investidores suspeitam de intervenção
Publicada em
Atualizada em
TÓQUIO/LONDRES/NOVA YORK (Reuters) - As autoridades japonesas provavelmente intervieram nos mercados para conter a queda da moeda do país nesta sexta-feira, disseram participantes do mercado, após um salto inesperado do iene em relação ao dólar.
O iene chegou a subir para 144,50 por dólar nesta sexta, com alta de mais de 7 ienes em relação à menor cotação em 32 anos de 151,94 ienes por dólar, atingida mais cedo na sessão.
Às 14:38 (de Brasília), o dólar caía 1,43%, a 147,99 ienes.
'Estamos ouvindo que grandes blocos estão sendo negociados', disse Karl Schamotta, estrategista-chefe de mercado da Corpoy em Toronto. 'Isso normalmente significa que instituições maiores estão movimentando dinheiro ou que um banco central está intervindo. A evidência mais clara é apenas a escala da venda de dólares que está acontecendo.'
O jornal Nikkei, citando uma fonte, também afirmou que o Japão interveio para comprar ienes e vender dólares.
O Ministério das Finanças do país se recusou a comentar.
Embora o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, tenha repetidamente descartado a possibilidade de mudar a postura da política monetária, autoridades do banco central têm expressado preocupações.
Em um discurso nesta sexta-feira, Kuroda enfatizou a determinação do BoJ de manter os juros baixos. 'A incerteza sobre as perspectivas econômicas do Japão é extremamente alta', disse Kuroda. “Devemos observar de perto o impacto que os movimentos do mercado financeiro e de câmbio podem ter na economia e no preço do Japão.”
O ministro das Finanças japonês, Shunichi Suzuki, disse mais cedo nesta sexta-feira que as autoridades estavam lidando com especuladores de moeda 'rigidamente'.
'Estamos confrontando os especuladores rigidamente', afirmou Suzuki em uma coletiva de imprensa, quando perguntado se o iene estava sob ataque de especuladores. 'Não podemos tolerar movimentos excessivos de especuladores. Responderemos adequadamente enquanto observamos os movimentos do mercado de câmbio com um alto senso de urgência.'
Em resposta a uma pergunta sobre a política monetária, Suzuki disse apenas que era uma questão para o BoJ decidir.
O iene caiu abaixo do nível psicológico chave de 150 por dólar na quinta-feira pela primeira vez desde agosto de 1990.
(Por Daniel Leussink)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO