Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Japão seleciona ministro da Economia para liderar negociações comerciais com os EUA

Japão seleciona ministro da Economia para liderar negociações comerciais com os EUA

Reuters

08/04/2025

Placeholder - loading - Ministro da Economia do Japão, Ryosei Akazawa, em Tóquio 01/10/2024 REUTERS/Issei Kato
Ministro da Economia do Japão, Ryosei Akazawa, em Tóquio 01/10/2024 REUTERS/Issei Kato

Por Leika Kihara e Makiko Yamazaki

TÓQUIO (Reuters) - O ministro da Economia do Japão, Ryosei Akazawa, foi nomeado como negociador comercial do país com os Estados Unidos, informou o porta-voz do governo nesta terça-feira.

As discussões bilaterais sobre os movimentos da taxa de câmbio continuarão sendo gerenciadas pelo ministro das Finanças do Japão e pelo secretário do Tesouro dos EUA, disse o secretário-chefe do gabinete, Yoshimasa Hayashi, em uma coletiva de imprensa.

O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, está considerando outra visita aos EUA para conversas com o presidente dos EUA, Donald Trump, 'no momento mais apropriado', com o progresso das negociações em nível ministerial sendo uma condição fundamental, disse Hayashi.

A nomeação feita por Ishiba ocorreu depois que o primeiro-ministro e Trump concordaram em iniciar discussões bilaterais sobre tarifas em um telefonema na segunda-feira.

Trump designou o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, para supervisionar as negociações com o Japão, disse Bessent através das redes sociais.

'O fato de o secretário do Tesouro ter sido nomeado (para liderar as negociações comerciais com o Japão) pode sugerir que o governo dos EUA tem um grande interesse nas áreas que ele supervisiona', disse Akazawa em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira.

A nomeação de Bessent como chefe das negociações comerciais dos EUA com o Japão aumentou a especulação entre alguns investidores de que Washington pode pressionar Tóquio para ajudar a enfraquecer o dólar em relação ao iene, como parte de um acordo para reduzir as tarifas dos EUA sobre o Japão.

Um dólar mais fraco pode aumentar as exportações dos EUA, enquanto um iene mais forte pode ajudar a moderar o aumento dos custos de importação que tem prejudicado os consumidores japoneses, segundo alguns analistas.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.