Khamenei diz que Irã continuará a recuar de compromissos de pacto nuclear
Publicada em
DUBAI (Reuters) - O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta terça-feira que o país continuaria a recuar dos compromissos assumidos sob um tratado nuclear internacional, acusando parceiros europeus de não cumprirem as obrigações.
'De acordo com nosso ministro das Relações Exteriores, a Europa assumiu 11 compromissos, nenhum dos quais eles respeitaram. Nós honramos nossos compromissos e até mesmo fomos além deles. Agora que começamos a reduzir nossos compromissos, eles se opõem a isso. Quão insolente! Vocês não cumpriram seus compromissos!', disse Khamenei, de acordo com seu site.
O aiatolá também se manifestou a respeito da apreensão de um navio-petroleiro feita pela Marinha Real britânica no início deste mês. Segundo ele, o Irã responderia à 'pirataria' do Reino Unido.
O Irã pediu ao Reino Unido que liberasse imediatamente o petroleiro, que foi apreendido por fuzileiros navais britânicos sob suspeita de estar infringindo as sanções europeias ao levar petróleo para a Síria.
'O perverso Reino Unido comete pirataria e rouba nosso navio... e dá a isso uma aparência legal. O Irã e aqueles que acreditam em nosso sistema não deixarão esses atos vis sem resposta', disse Khamenei em uma transmissão televisiva.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO