Lisboa: o que fazer e conhecer na capital portuguesa
Para quem gosta de literatura e lindas vistas a capital é uma ótima opção
Publicada em
Lisboa é a capital de Portugal e é uma das cidades mais turísticas do mundo. A 4º cidade mais segura do mundo e a 3º mais hospitaleira do mundo recebe mais de 13 milhões de visitantes por ano.
A querida Lisboa conta com mais de 80 museus, mais de 30 festivais ao longo do ano e 1800 quilômetros de praia. Isso tudo pode ser aproveitado nos 290 dias de sol com uma temperatura média de 28 graus.
Para você poder curtir essa cidade maravilhosa, a Antena 1 preparou um guia com diversas atividades imperdíveis.
Rua Augusta
A mais famosa rua de Lisboa, a Rua Augusta, é uma mistura de comércio e história que encanta quem por ela passa. Esse enorme calçadão reto leva até a praça do comercio.
Vital para a reconstrução da cidade depois do terremoto de 1755, a via foi planejada para ser a artéria principal da baixa Lisboa. Um dos primeiros pontos a ser ver é o Elevador de Santa Justa, que leva até o chiado. A enorme armação de ferro com detalhes ogivais é uma peça de arte a céu aberto.
No outro extremo, o enorme arco da Rua Augusta todo branco com esculturas até o seu topo com o famoso relógio. É possível subir até o topo e ter uma visão completa de toda a área
Também, nas diversas portinhas da rua augusta, entre diversas lojas dos mais curiosos e até comuns itens, que você encontrará uma surpresa. O Núcleo Arqueológico da Rua dos Correios é um local onde você pode ver as ruinas subterrâneas de Lisboa.
Torre de Belém
A Torre de Belém é um marco arquitetônico da capital, com grande influência Islâmica. Com 30 metros de altura, ela chamada oficialmente de Torre de São Vicente.
O edifício tem 5 andares: sala do governador, sala dos reis, sala das audiências, capela e o terraço da torre, ideal para uma linda vista.
Pastel de Belém
A pastelaria nasceu quando um monge dos Mosteiro dos Jerônimos colocou seus pasteis a venda em uma refinaria de açúcar. Em 1837os pastéis de Belém começaram a ser produzidos na pastelaria.
A receita secreta nunca foi revelada e é passada entre os mestres pasteleiros, intocada até os dias de hoje. O pastel tem denominação de origem protegida, ou seja, o pastel só é de Belém se eles fizeram, caso o contrário, se trata de um pastel de nata.
Oceanário
Inaugurado em 1998 para eternizar a mensagem de preservação dos oceanos que a expo 98 deixou, o Oceanário de Lisboa foi inaugurado por seu arquiteto. Com toda sua infraestrutura voltada para os oceanos. Foi o primeiro aquário europeu a receber os selos ISO 9001, ISO 14001 e EMAS.
Em 2011 foi inaugurado o Edifício do Mar para exposições temporárias e, em 2015, foi concedido à Fundação Oceano Azul. O Oceanário se baseia em 3 pilares: Educação, Conservação e Capacitação.
8000 organismos de 500 espécies vivem no Oceanário representando os 7 mares. São mais de 160 mil litros de água para as 40 espécies de peixes. Além das visitas, guiadas ou não, o Oceanário também oferece observação de golfinhos no rio Tejo.
SALA DE BATE PAPO