Lorde realiza EP com faixas em Maori
“Te Ao Marama” tem letras na língua aborígene neozelandesa
Publicada em
A cantora Lorde, lançou recentemente, um EP de surpresa com o título “Te Ao Marama”, que contém 5 faixas do disco “Solar Power”, em versões performadas na linguagem Maori – os nativos da Nova Zelândia, local em que a artista nasceu. As vendas do material serão doadas para um projeto com objetivo de resguardar a cultura neozelandesa. Em declaração, a artista comentou sobre o que a produção significa para ela.
“Muitas coisas se revelaram lentamente para mim enquanto eu estava fazendo este álbum, mas a principal percepção, de longe, foi que muito do meu sistema de valores em torno de cuidar e ouvir o mundo natural que vem dos princípios tradicionais M?ori. Há uma palavra para isso em maori: kaitiakitanga, que significa ‘tutela ou cuidado do céu, mar e terra’”, disse a cantora sobre a produção.
Os Maoris, são o povo nativo da Nova Zelândia. As marcas mais presentes dessa cultura aborígene são a língua, as tatuagens e, principalmente, as danças típicas deste povo – conhecido como o Haka, que é performado até hoje. Inclusive, ganhou popularidade internacional por conta da seleção de Rugby do país, que apresenta o Haka. “Ka Mate” (“É a Morte”, em tradução), antes do jogo começar. Lorde explicou um pouco mais sobre a influência cultural no EP.
“Eu não sou M?ori, mas todos os neozelandeses crescem com elementos dessa visão de mundo. Te ao M?ori e tikanga M?ori são uma grande parte do motivo pelo qual as pessoas que não são daqui intuem que nosso país é meio ‘mágico’, eu acho. Eu sei que sou alguém que representa a Nova Zelândia globalmente de uma forma, e ao fazer um álbum sobre de onde eu sou, foi importante para mim poder dizer: isso nos torna quem somos aqui. Também é uma língua linda e louca – adorei cantar nela. Mesmo que você não entenda, acho que você vai adorar o quão elegantes minhas palavras soam nele”, finaliza a artista.
Veja também:
SALA DE BATE PAPO