Lula diz que em junho deve ter encontro com Congo e Indonésia para tratar de florestas
Publicada em
Atualizada em
Por Maria Carolina Marcello
(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que deve participar em junho de um encontro com representantes do Congo e da Indonésia para discutir a questão das florestas nos países.
'Em junho eu tenho um compromisso com o Congo, que está convidando O Brasil e a Indonésia para fazer um grande encontro dos três países que têm a maior floresta verde do mundo', disse Lula em entrevista à Voz do Brasil.
Em novembro do ano passado, Brasil, República Democrática do Congo (RDC) e Indonésia lançaram formalmente uma parceria para cooperar na preservação florestal, após uma década de negociações sobre uma aliança trilateral. Juntos, os três países abrigam 52% das florestas tropicais do planeta.
Lula disse que o encontro também reunirá alguns países africanos e que iria pedir ao Congo para também convidar outros países da América do Sul, lembrando que Colômbia, Peru, Bolívia, Venezuela e Equador também têm aéreas de floresta tropical.
'Junta o Brasil, América do Sul, mais o Congo e a Indonésia, nós temos praticamente 80% das reservas florestais do planeta Terra', comentou o presidente.
'Temos que ter a humildade e reconhecer que a Amazônia não é só nossa. Se a gente estiver, junto, a gente é muito mais forte.'
O presidente ressaltou que a abordagem climática também recoloca o Brasil em posição de destaque na política internacional.
'Agora com a questão climática aumentou muito o potencial de negociação do Brasil', disse Lula, na entrevista.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO