Lula e Putin conversam por telefone; brasileiro indica intenção de viajar a Moscou em maio
Publicada em
BRASÍLIA (Reuters) - Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram nesta segunda-feira sobre o cenário internacional e a agenda bilateral, e Lula respondeu a convite do mandatário russo confirmando a intenção de viajar a Moscou em maio para comemoração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial.
Nota divulgada pela comunicação do Planalto informa que durante o telefonema, Lula expressou 'preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz'.
Putin, por sua vez, diz o Planalto, agradeceu a atuação do governo brasileiro em busca da 'promoção da paz'. A Rússia está envolvida há quase três anos em um conflito com a Ucrânia.
O presidente russo manifestou apoio à presidência brasileira do Brics e 'indicou disposição de seguir trabalhando no avanço de iniciativas em favor da facilitação do comércio e dos investimentos entre os membros'. Putin também sugeriu a retomada de Comissão Bilateral de Alto Nível entre os dois países.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
Escrito por Reuters