Maioria vê responsabilidade de governos em tragédia no RS, mas resposta é bem avaliada, diz Genial/Quaest
Publicada em
SÃO PAULO (Reuters) - Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira apontou que a maioria dos entrevistados pelo levantamento vê responsabilidade das esferas municipal, estadual e federal na tragédia climática que afeta o Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo que também avaliam positivamente a resposta dessas três esferas de governo ao desastre que já matou ao menos 107 pessoas.
De acordo com o levantamento, feito pelo instituto Quaest e encomendado pela Genial Investimentos, 68% dos entrevistados entendem que o governo estadual gaúcho tem muita responsabilidade pela tragédia, ao passo que 20% acreditam que tem pouca responsabilidade e 12% que a responsabilidade é nenhuma.
Em relação às prefeituras, 64% avaliam que têm muita responsabilidade, 20% que têm pouca responsabilidade e 16% que a responsabilidade é nenhuma. No tocante ao governo federal, 59% veem muita responsabilidade, 24% enxergam pouca responsabilidade e 17% apontam nenhuma responsabilidade.
No entanto, quando a pesquisa indaga sobre a resposta das esferas de governo à tragédia, as três esferas são bem avaliadas.
Para 59%, a resposta da prefeitura de Porto Alegre tem sido positiva, enquanto 28% veem como regular e 13% como negativa. Em relação ao governo estadual, 54% veem a resposta como positiva, 26% veem de forma regular e 20% como negativa. No mesmo sentido, 53% avaliam positivamente a resposta do governo federal, 24% apontam como regular e 23% como negativa.
A Quaest entrevistou 2.045 pessoas presencialmente entre os dias 2 a 6 de maio. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.
(Por Eduardo Simões)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO