Material revolucionário pode servir como substituto do plástico
Estudiosos da Finlândia fizeram a descoberta recentemente
Publicada em
De acordo com a BBC da Espanha, pesquisadores da Finlândia desenvolveram um material natural biodegradável, composto por celulose e fibra de teia de aranha, que pode substituir o plástico.
Os cientistas se inspiraram na natureza e mais usaram ingredientes biológicos para criar o item revolucionário.
Na verdade, eles realizaram uma combinação única de materiais que superam os naturais e sintéticos existentes no mercado, em termos de resistência, firmeza e elasticidade.
Técnicos e engenheiros da Universidade Aalto e o Centro de Pesquisa Técnica VTT, na Finlândia, juntaram fibras de celulose da madeira e a proteína que há na teia da aranha.
Isso resultou em um material firme, elástico e resistente que poderia substituir o plástico em seus mais diversos usos. No futuro, deverá ser usado em várias áreas, como por exemplo, em produtos médicos, fibras cirúrgicas, indústria têxtil, pacotes.
Segundo o professor Markus Linder, da Universidade Aalto, a natureza oferece excelentes matérias primas que estão facilmente disponíveis para o desenvolvimento de novos produtos.
Além de ser uma alternativa amiga do meio ambiente, a invenção não causaria risco à saúde, como ocorre com os microplásticos.
SALA DE BATE PAPO