Minério dispara com flexibilização monetária e apoio ao setor imobiliário na China
Publicada em
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros do minério de ferro de Dalian e Cingapura subiram na terça-feira, com os investidores animados com medida de aumento de liquidez para apoiar o crescimento econômico na maior produtora e consumidora de aço, a China.
Outro impulso veio do Politburo da China, o principal órgão de tomada de decisões do país, que prometeu manter as operações econômicas dentro de uma faixa razoável em 2022 e promover um desenvolvimento saudável do setor imobiliário.
O minério de ferro de maio mais negociado na Bolsa de Commodities de Dalian fechou em alta de 6,7%, a 659,50 iuanes (103,56 dólares) a tonelada. No início da sessão, chegou a subir 9%, para 673,50 iuanes, o nível mais alto do contrato desde 29 de outubro.
O contrato mais ativo para janeiro do ingrediente siderúrgico na Bolsa de Cingapura chegou a subir 10 dólares, ou 9,7%, para 114,15 dólares a tonelada.
O banco central da China reduzirá a quantidade de dinheiro que os bancos precisam manter em reserva, liberando 1,2 trilhão de iuanes (188 bilhões de dólares) em liquidez de longo prazo, e as taxas de sua linha de crédito em 25 pontos base.
O Politburo disse separadamente que continuará implementando uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente no próximo ano.
A recuperação econômica da China após a crise pandêmica perdeu ímpeto nos últimos meses, e os riscos de colapso de seu setor imobiliário têm aumentado, levantando preocupações sobre as perspectivas de demanda por produtos de aço e matérias-primas.
'Talvez mais importante do que o anúncio do RRR (coeficiente de reserva obrigatória), a decisão do PBOC (Banco do Povo da China) foi seguida de perto por uma declaração do comitê central do partido comunista prometendo estabilizar a economia em 2022, sinalizando uma flexibilização de algumas restrições imobiliárias', disse Rodrigo Catril, estrategista sênior de câmbio do National Australia Bank, em nota.
O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai subiu 1,3%, enquanto a bobina a quente avançou 1%. O aço inoxidável, entretanto, caiu 0,8%.
O carvão metalúrgico ganhou 4,1% e o coque subiu 3,8%.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO