Ministro Heleno tem teste positivo para coronavírus
Publicada em
Atualizada em
Por Pedro Fonseca
(Reuters) - O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno, teve resultado positivo em um segundo teste para o novo coronavírus, aumentando para 14 o número de integrantes da comitiva do presidente Jair Bolsonaro que viajou para os Estados Unidos contaminados pela doença.
'Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA (Hospital das Forças Armadas), acusou positivo', disse o ministro, de 72 anos, em publicação no Twitter nesta quarta-feira.
'Aguardo a contraprova da FioCruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados ao Covid-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas', acrescentou.
A divulgação do resultado positivo no segundo teste do ministro do GSI foi divulgado depois de o presidente Bolsonaro ter anunciado na noite de terça-feira que o segundo exame ao qual se submeteu para a doença teve resultado negativo, confirmando o primeiro teste, realizado na semana passada.
Heleno também tinha recebido resultado negativo em sua primeira avaliação, mas o segundo teste foi positivo. Entre os dois testes, o ministro do GSI estava trabalhando normalmente no Palácio do Planalto e teve audiências com Bolsonaro e ministros, segundo agenda divulgada.
Com esse novo resultado, Heleno se soma a outros 13 integrantes da comitiva presidencial da viagem aos EUA que tiveram o vírus confirmado. Além deles, outras 4 pessoas que tiveram contato com a comitiva também apresentaram resultados positivos.
Bolsonaro e outros integrantes da comitiva foram submetidos a exames pela primeira vez na última quinta-feira, depois da informação de que o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, havia testado positivo para o Covid-19.
Autoridades norte-americanas que tiveram contato com a comitiva brasileira, incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump, foram testados para o novo coronavírus após a confirmação dos casos entre os brasileiros, mas tiveram resultado negativo.
(Reportagem adicional de Lisandra Paraguassu)
Escrito por Reuters