Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Negociação Mercosul-UE avança bem e objetivo é fechar acordo este ano, diz secretário do Itamaraty

Placeholder - loading - Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, Alemanha 18/07/2024 REUTERS/Jana Rodenbusch
Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, Alemanha 18/07/2024 REUTERS/Jana Rodenbusch

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) -O governo brasileiro tem expectativa de fechar o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia ainda este ano, e avalia que as negociações avançam bem, disse nesta sexta-feira o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Maurício Lyrio, negociador brasileiro do acordo.

Lyrio pontuou, no entanto, que o tema não será discutido durante a cúpula do G20, que acontece no Rio de Janeiro este mês.

'A negociação avança bem, mas a ideia não é fazer alguma coisa sobre isso na cúpula do G20. O objetivo continua sendo de buscar concluir as negociações até o final do ano. Teremos outras oportunidades de negociação até o final do ano', disse Lyrio em entrevista no Itamaraty.

As negociações tem continuado de forma virtual, segundo informações do Itamaraty, e uma nova rodada presencial está prevista no final deste mês. Se as questões pendentes forem resolvidas, a intenção é que o acordo seja anunciado durante a cúpula do Mercosul no início de dezembro, em Montevidéu.

Ainda há resistências de alguns países, em especial a França, cujo presidente, Emmanuel Macron, já se declarou completamente contra qualquer modalidade de acordo.

Também há pontos a serem resolvidos sobre compras governamentais, que o Brasil pediu para tirar do acordo, e sobre os impactos da lei europeia antidesmatamento nas cotas agrícolas. Ainda assim, ambos os lados mantêm a expectativa de fechas as negociações em breve.

Em entrevista à Reuters na semana passada, o comissário europeu Janez Lenarcic garantiu que a UE tem todo interesse no acordo, apesar de algumas resistências.

'Em primeiro lugar, a União Europeia quer este acordo. Permita-me ser muito claro quanto a isso', afirmou Lenarcic. 'Sim, há algumas questões em aberto. Sim, as negociações continuam, mas queremos este acordo e esperamos poder encontrar soluções para as restantes questões em breve, até ao final deste ano.'

(Por Lisandra ParaguassuEdição de Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. negociacao mercosul ue avanca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.