Neymar passará por cirurgia após sofrer ruptura de ligamento e menisco, diz CBF
Publicada em
Atualizada em
Por Fernando Kallas
(Reuters) - O atacante brasileiro Neymar ficará afastado dos gramados por vários meses, já que precisará de uma cirurgia após sofrer uma ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e do menisco do joelho esquerdo durante a partida das eliminatórias para a Copa do Mundo contra o Uruguai na terça-feira, informou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O jogador de 31 anos desabou depois de disputar a bola com Nicolás de la Cruz, do Uruguai, aos 44 minutos da derrota por 2 a 0, segurando a perna esquerda com dor e pedindo atendimento médico enquanto seus companheiros de equipe o observavam ansiosos.
Neymar, que fechou com o Al-Hilal da Arábia Saudita em agosto, deixou o campo aos prantos em uma maca depois de receber tratamento por vários minutos, e uma ressonância magnética na quarta-feira confirmou as lesões.
'O atacante passará por procedimento cirúrgico, em data ainda a ser definida, para correção das lesões. O departamento médico da seleção brasileira, sob a supervisão do dr. Rodrigo Lasmar, e do Al Hilal, estão em contato permanente e alinhados na recuperação do atleta', afirmou a CBF em nota nesta quarta-feira.
A carreira de Neymar tem sido marcada por lesões. Ele passou três longos períodos afastado do seu ex-clube, o Paris Saint-Germain, após sofrer lesões no pé direito.
Na Copa do Mundo de 2014, ele sofreu uma lesão nas costas na vitória nas quartas de final sobre a Colômbia, o que o excluiu da derrota por 7 a 1 na semifinal para a Alemanha.
Na Rússia 2018, as lesões novamente atrapalharam seu sonho de vencer a Copa do Mundo. No início daquele ano, Neymar sofreu uma torção no tornozelo direito que afetou o quinto metatarso do pé.
Ele deixou de disputar 16 jogos pelo PSG no final da temporada de 2017-18 e nunca voltou totalmente à forma, pois jogou com dores pelo Brasil na Rússia, até ser eliminado pela Bélgica nas quartas de final.
O atacante sofreu lesões semelhantes em 2019, 2021 e na Copa do Mundo do Catar do ano passado. No início deste ano, ele foi submetido a uma cirurgia no tornozelo direito que exigiu cinco meses de recuperação, antes de deixar o PSG para assinar um contrato de dois anos com o Al-Hilal.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO