Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Norah Jones possui mais em comum com o Brasil do que você imagina

A cantora revelou que teve banda cover de Tom Jobim e admira Caetano Veloso

Placeholder - loading - Imagem/distribuição
Imagem/distribuição

Publicada em  

Norah Jones é rotulada como jazzística pelo público, por mais que tenha feito inúmeros trabalhos que variem desse gênero musical. Inclusive, ela é considerada uma das maiores artistas de jazz dos anos 2000, apesar de não se definir assim. O sucesso estrondoso de seu primeiro trabalho, criado quando ela tinha apenas 23 anos, foi a causa desse título. Logo após ter lançado seu primeiro álbum, Come Away With Me (2002), a cantora vendeu mais de 23 milhões de cópias e consagrou o seu nome na música, de primeira.

Ela, que hoje completa 45 anos, é vencedora de 9 Grammys e detentora de uma carreira extraordinária. Porém, há um fato interessante sobre Norah que poucos sabem. Ao ouvir seu canto soproso e uma voz que pincela sua beleza através da simplicidade, de maneira intimista e sem grandes firulas vocais, há uma dose do jeito “bossa nova” de se interpretar uma canção. E isso não é à toa. Norah conta que cresceu ouvindo muita música brasileira, então sente muita afinidade com o país. "Talvez as pessoas sintam alguma influência disso na minha voz, não sei, mas sinto que a minha conexão com o Brasil é especial."

Em entrevista à Revista Veja, em 2019, ela revela que sua mãe viveu no Brasil dos anos 1960 até o começo dos anos 1970. “Por isso, cresci ouvindo muita Elis Regina, Caetano Veloso, muito Tom Jobim e Milton Nascimento. Gosto bastante da música dessa época.”

Inclusive, na faculdade, ela cantou em uma banda de covers de Tom Jobim.

“Foi uma época muito divertida. Eu aprendi todas as músicas em português. A namorada do baterista da banda era brasileira. Ela me ajudou a escrever as letras das músicas em português e a cantar com a pronúncia correta. Sempre levava comigo essas músicas e tocava em alguns shows que fazia em lugares como restaurantes.”

Pode-se dizer que a cantora incorporou esse jeito de cantar e levou-o consigo de forma a transparecer algo único e carregado de sentimento, muita técnica e com a dose certa de sutileza e potência. Sua voz é única e inconfundível.

Além da influência e o gosto pela música brasileira, Norah possui o desejo de trabalhar com Caetano Veloso. “Ele é incrível”, ela disse à Veja.

Norah já se apresentou três vezes em terras brasileiras: em 2004, 2010 e 2019. Embora não possua uma previsão de data para voltar, o fato de a musicista possuir uma conexão especial com o país alimenta a esperança de que um novo show possa ser realizado.



Veja também:

VISIONS: O NOVO ÁLBUM DE NORAH JONES ESTÁ EM 1º NAS PARADAS DE JAZZ

MARIAH CAREY ESTÁ A UM TRIZ DE ALCANÇAR RECORDE HISTÓRICO DOS BEATLES

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. norah jones possui mais em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.