Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Novo presidente da Nike tentará consertar laços com varejistas em esforço por retomada das vendas

Placeholder - loading - Logo da Nike do lado de fora da loja na 5ª Avenida em Nova York, EUA 19/03/2019 REUTERS/Carlo Allegri
Logo da Nike do lado de fora da loja na 5ª Avenida em Nova York, EUA 19/03/2019 REUTERS/Carlo Allegri

Publicada em  

Por Juveria Tabassum e Aishwarya Venugopal

(Reuters) - O novo presidente-executivo da Nike deve redobrar os esforços da empresa para reparar as relações com os varejistas, a fim de estimular as vendas, revertendo a estratégia de seu antecessor, John Donahoe, que se concentrava na venda direta por meio de lojas e site da marca.

A empresa de material esportivo nomeou o veterano Elliott Hill como seu presidente-executivo na quinta-feira, inspirando confiança nos investidores quanto a uma reviravolta na corporação, que vem enfrentando dificuldades com erros de estratégia e intensa concorrência.

As ações da empresa subiam cerca de 6% nesta sessão.

'O conselho da Nike (incluindo a família Knight, que detém o controle) queria um líder com amplo conhecimento da empresa para lidar com seus problemas recentes, sendo o mais urgente deles os esforços de Donahoe para priorizar a venda direta', disse David Swartz, analista da Morningstar.

Donahoe, ex-executivo do eBay, assumiu o comando da Nike em 2020 e teve como objetivo desenvolver o negócio de comércio eletrônico e impulsionar a divisão de venda direta ao consumidor.

Isso significava tentar vender mais produtos por meio das próprias lojas, aplicativos e sites da Nike pelo preço total e depender menos de outros varejistas como Foot Locker e Macy's.

A mudança de estratégia não deu certo, permitindo que marcas mais novas, como a On Holding e a Hoka, conquistassem espaço nas prateleiras e participação de mercado da Nike.

Neste ano, os executivos da Nike admitiram que a estratégia não estava gerando o crescimento esperado.

'Donahoe era o homem certo para o trabalho quando chegou para mudar o modelo de negócios', disse Art Hogan, estrategista-chefe de mercado da B. Riley Wealth.

'(Mas) o mundo mudou após a pandemia para onde os consumidores queriam sair e ver a marca nas prateleiras.'

Um quadro mais claro da estratégia de Hill será conhecido no dia do investidor da empresa em novembro.

'Embora não esperemos que a Nike se afaste completamente de sua investida na venda direta ao consumidor, consideramos a nomeação de Elliott Hill como presidente-executivo uma indicação clara de que a Nike está se concentrando novamente na inovação de produtos', disse Brian Nagel, analista da Oppenheimer.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. novo presidente da nike …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.