O que deu errado para Mark Schneider, recém-destituído presidente-executivo da Nestlé?
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Por Richa Naidu
LONDRES (Reuters) - Mark Schneider, recém-destituído presidente-executivo da Nestlé, conduziu a maior fabricante de alimentos do mundo durante a pandemia da Covid-19, aumentou as margens da empresa apesar da subsequente crise na cadeia de suprimentos e realizou uma reorganização histórica.
Então, quando foi que ele perdeu a confiança da diretoria?
Embora a Nestlé tenha se recusado a comentar sobre a natureza de sua saída ao anunciá-la na quinta-feira, e Schneider não tenha respondido a uma solicitação nesse sentido, três fontes disseram à Reuters na sexta-feira que o executivo havia sido demitido.
Uma fonte disse que a decisão foi tomada depois que a diretoria da Nestlé ficou cada vez mais preocupada com o fraco crescimento das vendas. Eles também citaram preocupações com a desaceleração do desenvolvimento de produtos, com produtos novos e renovados levando mais tempo para serem planejados e lançados.
'Há dois anos, Mark Schneider não podia fazer nada de errado; agora ele parece estar fazendo tudo errado', disse Bruno Monteyne, analista da Bernstein, apontando para uma queda nas ações da Nestlé, que recuaram cerca de 30% desde o pico da pandemia no início de 2022.
No entanto, 'esse é um bom motivo para romper com um presidente-executivo que há apenas dois anos era considerado o melhor presidente-executivo do setor?', questionou Monteyne.
Schneider, de 58 anos, tornou-se em 2017 a primeira pessoa de fora da empresa a liderar a Nestlé em quase um século. As ações atingiram o pico durante seu mandato, batendo um recorde de 129,5 francos suíços (152,73 dólares) no início de 2022.
Naquele ano, ele liderou uma reformulação da empresa, mudando sua diretoria executiva para se alinhar com uma nova estrutura geográfica.
Enquanto rivais como a PepsiCo e a Unilever não conseguiram sustentar o crescimento da margem operacional nos sete anos até 2023, Schneider aumentou a margem da Nestlé de 16,5% para 17,3%. Esse feito foi particularmente notável, dado o impacto que as margens do setor sofreram durante a pandemia.
No entanto, as preocupações da diretoria sobre os volumes de vendas lentos e a falta de investimentos não são infundadas, e foram levantadas repetidamente em chamadas com analistas e investidores nos últimos anos.
A Nestlé registrou um crescimento irregular das vendas durante os quase oito anos de mandato de Schneider em comparação com alguns de seus concorrentes, perdendo o impulso que ganhou durante a pandemia ao afastar os consumidores com preços muito altos em 2023.
No ano até meados de junho, de acordo com os dados da Nielsen analisados pelo Barclays, a participação da Nestlé no mercado de varejo caiu drasticamente na Europa em relação ao ano anterior e foi profundamente prejudicada nos Estados Unidos.
Outras empresas, como a PepsiCo e a Unilever, também perderam participação no mercado e volumes de vendas devido aos preços mais altos. Entretanto, nos últimos trimestres, elas conseguiram aumentar os volumes novamente, recebendo elogios dos analistas por apoiarem seus retornos com inovação e forte publicidade.
Inicialmente, a Nestlé não conseguiu reduzir seus aumentos de preços e, mesmo quando o fez no ano passado, os volumes -- ou 'crescimento interno real' -- continuaram fracos.
O recuo de Schneider em relação ao marketing em 2022 também foi criticado repetidamente por investidores e analistas, apesar de seu novo impulso à publicidade desde então.
Seu substituto, Laurent Freixe, um francês de 62 anos, começou a trabalhar para a Nestlé há 40 anos em funções de marketing antes de subir na hierarquia para cargos executivos.
Ele se comprometeu imediatamente a focar a Nestlé no crescimento orgânico em vez de aquisições.
Escrito por Reuters
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