O que é o Museu de cera de Madame Tussauds?
Ícones como The Beatles e Elvis Presley foram transformados em esculturas de cera
Publicada em
O Museu Madame Tussauds virou referência em esculturas de cera e já possui filiais em diversas cidades ao redor do mundo. Feitas com grande rigor técnico e uma chuva de detalhes, as produções são cópias tão perfeitas que surpreendem a todos.
As figuras expostas são rostos bem conhecidos do público em geral, desde membros da Família Real do Reino Unido até estrelas do cinema e da música, atletas, políticos e líderes sociais.
Se você tem curiosidade em saber aonde ficam as filiais do museu, confira a lista:
- Londres
- Amsterdam
- Bangcoc
- Berlim
- Los Angeles
- Hong Kong
-Tóquio
- Las Vegas
- Nova York
- Hollywood
Entre outras
O que realmente chama atenção dessa atração é a grande semelhança física e a imersão que essa atmosfera fornece pra quem visita a exposição.
Quando foi criado o museu Madame Tussauds?
A história dessa atração teve inicio no século XIX, quando uma jovem francesa chamada Marie Tussaud se especializou em moldar feições e expressões humanas utilizando cera.
Em 1884 ela decidiu expor suas obras em uma galeria e, assim, fundou a primeira unidade do Madame Tussauds, na região de Marylebone, na França.
Mas afinal, quem foi Madame Tussauds?
O museu recebeu o nome da artista francesa Marie Tussaud, que produzia máscaras mortuárias de nobres mortos na guilhotina durante a Revolução Francesa. A artesã homenageou grandes figuras conhecidas por toda a Europa.
Pensando em divulgar a sua arte para a população, Marie Tussaud organizou uma exposição de suas obras e o sucesso foi imediato. Alguns anos depois, a francesa se exilou na Inglaterra para fugir dos revolucionários de seu país e passou a exibir seus trabalhos em Londres.
Quais são os tipos de obras exibidas no Museu?
O Madame Tussauds é especializado em figuras hiper-realistas à base de cera de pessoas renomadas internacionalmente. Quais pessoas são expostas em cada filial variam de acordo com a cultura do país, sua história e a relevância do personagem para aquele local.
Alguns nomes, porém, são unanimidades e podem ser vistos em praticamente todas as unidades do museu. Entre as estátuas de cera Museu Madame Tussauds mais famosas estão a rainha Elizabeth II; o Papa Francisco; políticos como Barack Obama e Nelson Mandela; atletas como Pelé; Messi e LeBron James e artistas como Lady Gaga e Madonna.
Artistas à base de cera que tocam na Antena 1
Billy Idol
O cantor Billy Idol ao lado de sua estátua em dezembro de 1996, no extinto Rock Circus, que existiu entre os anos de 1989 e 2001, parte do museu criada para homenagear a história da música com artistas do rock e do pop.
Spice Girls
As Spice Girls, no auge de seu sucesso, em 1999, também foram homenageadas no Rock Circus do Madame Tussauds. Da esquerda para a direita: Melanie Gulzar, Victoria Beckham, Melanie Chisholm e Emma Bunton. À época, elas haviam sido a primeira banda a ter estátuas expostas de forma grupal desde os Beatles.
The Beatles
Uma das bandas mais conhecidas do mundo, The Beatles, foi retratada conforme era no auge de seu sucesso e é uma das queridinhas da nossa programação.
Michael Jackson
O rei do pop em exposição no mês de sua morte, em junho de 2009, em Nova York.
Elvis Presley
O Rei do Rock and Roll, considerado um dos ícones culturais mais significativos da época, levando seu legado até os dias atuais, por isso não podia faltar no museu de cera mais famoso do mundo.
Beyoncé
Beyoncé não poderia ficar de fora, é considerada uma das melhores cantoras de sua geração e possui sete singles que alcançaram o primeiro lugar na Billboard Hot 100.
Veja também: RINGO STARR ANUNCIA “EP3”, NOVO ÁLBUM
"ANOTHER DAY IN PARADISE": O SIGNIFICADO DA MÚSICA DE PHIL COLLINS
SALA DE BATE PAPO