O segredo do sucesso de James Morrison: talento, genuinidade e uma dose de jazz
Conheça a história do êxito do cantor que hoje completa 40 anos
Publicada em
James Morrison é um daqueles artistas que, logo na estreia, tornou-se um sucesso mundial no cenário pop. Em 2006, o mundo já se agraciava com a balada romântica “You Give Me Something”, o primeiro single do cantor. Desde então, ele já fez parcerias com Nelly Furtado, Demi Lovato e Kelly Clarkson, viajou pelo mundo, lançou mais nove álbuns e, hoje, completa 40 anos.
O músico se destaca por permanecer com uma postura humilde e genuína, por maior a fama que tenha alcançado. Diante de um cenário de ostentação e hábitos excêntricos, comuns dos grandes artistas, Morrison se mantém distante e diz estar mais preocupado em atender à sua autenticidade do que às tendências. Para o portal português NiT, o artista afirmou: “não penso nas vendas, nas rádios nem nos prêmios. Penso em tocar coisas diferentes, descobrir coisas distintas, que me entusiasmem e permitam que continue a não me preocupar como pagar as contas. Ser relevante é continuar a tocar aquilo de que gosto e apostar no meu próprio caminho.”
E, remontando ao início de sua carreira e homenageando o momento em que tudo começou, é curioso pensar que a trajetória artística de James Morrison teve um começo peculiar. Aos 21 anos, descoberto por acaso em um pub, durante uma apresentação, o cantor logo recebeu a oportunidade de assinar um contrato com uma gravadora, marcando assim o início de uma promissora carreira musical.
E claro que a música que estava tocando era “You Give Me Something”. Para o Deezer France, o cantor explicou qual foi a inspiração por trás da canção: “eu só queria escrever uma música de amor para um jovem rapaz. Naquela época, para mim, escrever uma canção de amor por inteiro era um erro. Então, eu estava tentando escrever uma música que fosse de amor, mas disfarçada. E foi isso que gostei dela, gostei do fato de ser jazzística.” Morrison disse que estava escutando muita Nina Simone na época, e que provavelmente ela foi uma influência para o caso.
Ainda, uma hipótese para o sucesso da canção é a sua letra vaga, que cria uma grande margem de espaço de identificação com o ouvinte: “You give me something”, sem especificar exatamente o quê o objeto causa no eu lírico, é uma forma de sintetizar a mágica do começo de um relacionamento. James conta que foi proposital não colocar uma palavra específica nessa letra. E, visivelmente, deu certo. Provavelmente, muitas pessoas tiveram seus romances trilhados pela música dele, um dos feitos mais satisfatórios para um artista.
Confira o videoclipe da música abaixo, lançado há 15 anos:
Você já está sabendo da nossa promoção? A Antena 1 vai presentear os ouvintes com uma Alexa por dia até o fim do ano!
Acesse o site www.oucaeconcorra.com.br, preencha o formulário com os seus dados, aperte play e ouça nossa programação através do site da promoção. Pronto! Quanto mais dias você ouvir, mais chances terá de ganhar. A promoção é válida para todo o Brasil. Acesse o regulamento para mais informações.
Veja também:
JAMES MORRISON REVELA O CLIPE DE “STAY LIKE THIS”
JAMES MORRISON CELEBRA ANIVERSÁRIO DE SEU ÁLBUM DE ESTREIA
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO