Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Órgão mundial de saúde animal pede controles mais rígidos da gripe aviária após morte nos EUA

Placeholder - loading - Galinhas em fazenda contaminada pela gripe aviária na vila de Modeste, Costa do Marfim 14/08/2015 REUTERS/Luc Gnago/File Photo
Galinhas em fazenda contaminada pela gripe aviária na vila de Modeste, Costa do Marfim 14/08/2015 REUTERS/Luc Gnago/File Photo

Publicada em  

Por Sybille de La Hamaide

PARIS (Reuters) - Mais deve ser feito para controlar a disseminação da gripe aviária entre animais para evitar mais casos em humanos, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) nesta quarta-feira, após a primeira morte de um paciente pelo vírus nos Estados Unidos.

A gripe aviária espalhou-se pelo mundo nos últimos anos, devastando rebanhos, elevando os preços dos alimentos e levantando preocupações sobre uma nova pandemia.

'Essa situação realmente destaca a importância de gerenciar o risco na fonte animal, o que é realmente essencial para evitar a disseminação da gripe aviária e sua possível transmissão aos seres humanos', disse a diretora-geral da OMSA, Emmanuelle Soubeyran, à Reuters.

Soubeyran cobrou mais investimentos para o monitoramento do vírus em aves e animais selvagens para controlar o que ela disse ser um surto sem precedentes devido ao seu alcance global e à quantidade de espécies infectadas, principalmente o gado leiteiro nos Estados Unidos.

'Se houver falta de conscientização sobre a situação, é mais provável que as pessoas sejam infectadas e o vírus poderá circular entre aves, porcos, vacas e animais selvagens. É nesse ponto que uma mutação (do vírus) ocorrerá e poderá criar uma pandemia', disse.

A gripe aviária geralmente é transportada por aves selvagens migratórias antes de ser transmitida entre fazendas e, em alguns casos, para humanos, principalmente trabalhadores rurais.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. orgao mundial de saude animal …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.