PANORAMA ELEITORAL-Bolsonaro investe em Minas e Lula fala a rádio de Manaus após pesquisas favoráveis a petista
Publicada em
Por Eduardo Simões
(Reuters) - O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) fará campanha em Minas Gerais, Estado-chave no segundo turno da eleição presidencial que ocorrerá no próximo domingo, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será entrevistado por uma emissora de rádio de Manaus, após a divulgação de pesquisas que reiteraram sua liderança na disputa.
Nesta manhã, levantamento Genial/Quaest deu a Lula 6 pontos percentuais de vantagem para a votação de domingo, ao passo que pesquisa do PoderData o colocou 5 pontos percentuais à frente de Bolsonaro.
Veja abaixo destaques do cenário eleitoral:
MINAS
Bolsonaro usará esta quarta-feira para insistir na tentativa de virar o jogo em Minas Gerais, Estado em que ficou atrás de Lula no primeiro turno realizado em 2 de outubro por uma margem de 563 mil votos e onde todos os presidentes eleitos venceram desde a redemocratização.
O atual presidente, que conta com o apoio do governador reeleito do Estado, Romeu Zema (Novo), irá se encontrar com lideranças na cidade de Teófilo Otoni, onde também realizará um comício. Depois, Bolsonaro fará campanha em Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro.
Na véspera, Bolsonaro negou informações veiculadas na imprensa de que o Ministério da Economia estaria planejando retirar as deduções com despesas com saúde e educação do Imposto de Renda da Pessoa Física.
RÁDIO MANAUARA
Na agenda de Lula, até esta manhã, havia apenas a previsão de uma entrevista do petista pela manhã a uma emissora de rádio de Manaus, capital do Amazonas. No Estado, o petista teve 49,58% dos votos válidos, contra 42,8% de Bolsonaro no primeiro turno. Na capital, entretanto, o candidato à reeleição ficou com 53,55% dos votos no dia 2 de outubro, e o petista teve 37,02%.
Na terça, o petista realizou uma live ao lado de seu candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB); da deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP); e da senadora Simone Tebet (MDB-MS), terceira mais votada no primeiro turno. Lula também deu entrevista à rádio Nova Brasil FM em que afirmou que a responsabilidade fiscal é parte de sua concepção de governo.
VANTAGEM PETISTA
Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta manhã deu a Lula 48% das intenções de voto para a eleição de domingo, enquanto Bolsonaro somou 42%. Nos votos válidos, quando são retirados da conta os votos brancos, nulos e indecisos, o petista tem 53% contra 47% do candidato à reeleição.
Também na manhã desta quarta, levantamento do PoderData colocou Lula com 49% da preferência do eleitorado e Bolsonaro com 44%. Nos votos válidos, o ex-presidente soma 53% contra 47%, de acordo com o instituto.
ENVIO AO TSE
Na terça, a campanha de Bolsonaro à reeleição encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informações para subsidiar denúncia apresentada na segunda de que rádios do país não teriam veiculado adequadamente as inserções eleitorais do candidato à reeleição.
Em atendimento à decisão do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que dera prazo de 24 horas para a campanha de Bolsonaro apresentar provas para embasar a denúncia, os advogados da campanha apresentaram dados de uma auditoria feita por uma empresa que apontaria, segundo a campanha, um favorecimento a Lula nas inserções de rádio.
No entanto, a campanha apresentou apenas um recorte de poucas rádios dos Estados da Bahia e Pernambuco que estariam descumprimento a regra de veiculação isonômica das inserções entre as duas campanhas. Inicialmente a campanha havia dito que as irregularidades atingiriam 12 mil inserções, embora no documento só constem questionamentos a cerca de 700.
PRÓXIMAS PESQUISAS ELEITORAIS
AtlasIntel - 27 de outubro, quinta-feira
Datafolha - 27 de outubro, quinta-feira
CNT/MDA - 29 de outubro, sábado
AtlasIntel - 29 de outubro, sábado
Genial/Quaest - 29 de outubro, sábado
Datafolha - 29 de outubro, sábado
Ipec - 29 de outubro, sábado
ÚLTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS
GENIAL/QUAEST
Divulgada em 26 de outubro
Margem de erro: 2 pontos percentuais
Lula (PT): 48%
Bolsonaro (PL): 42%
Brancos e nulos: 5%
Indecisos: 5%
PODERDATA
Divulgada em 26 de outubro
Margem de erro: 1,5 ponto percentual
Lula (PT): 49%
Bolsonaro (PL): 44%
Brancos e nulos: 5%
Indecisos: 2%
IPESPE
Divulgada em 25 de outubro
Margem de erro: 3 pontos percentuais
Lula (PT): 50%
Bolsonaro (PL): 44%
Brancos e nulos: 4%
Indecisos: 2%
IPEC
Divulgada em 24 de outubro
Margem de erro: 2 pontos percentuais
Lula (PT): 50%
Bolsonaro (PL): 43%
Brancos e nulos: 5%
Indecisos: 2%
ATLASINTEL
Divulgada em 24 de outubro
Margem de erro: 1 ponto percentual
Lula (PT): 52%
Bolsonaro (PL): 46,2%
Brancos, nulos e indecisos: 1,8%
DATAFOLHA
Divulgada em 19 de outubro
Margem de erro: 2 pontos percentuais
Lula (PT): 49%
Bolsonaro (PL): 45%
Brancos e nulos: 4%
Indecisos: 1%
CNT/MDA
Divulgada em 17 de outubro
Margem de erro: 2,2 pontos percentuais
Lula (PT): 48,1%
Bolsonaro (PL): 41,8%
Brancos e nulos: 6%
Indecisos: 4,1%
XP/IPESPE
Divulgada em 14 de outubro
Margem de erro: 2,2 pontos percentuais
Lula (PT): 49%
Bolsonaro (PL): 43%
Brancos e nulos: 4%
Indecisos: 4%
(Reportagem adicional de Fernando Cardoso)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO