Petrobras não descarta pagar dividendo extra se caixa for acima do necessário, diz CFO
Publicada em
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras poderá distribuir dividendos extraordinários ao fim do ano se identificar caixa superior ao necessário para a empresa, afirmou nesta sexta-feira o diretor executivo Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Fernando Melgarejo.
'A decisão do extraordinário... depende da capacidade da gente de geração de caixa futuro e também o caixa presente que a gente tem vis-a-vis a financialidade dos nossos investimentos à luz do planejamento estratégico', disse o executivo, em conferência com analistas sobre os resultados trimestrais.
Se a companhia identificar caixa 'superior ao necessário', é uma possibilidade de distribuição de dividendos extras, adicionou Melgarejo, pontuando ainda que não está descartado um pagamento extraordinário de dividendos relativos a 2024.
'O que a gente acha que é o mais adequado dentro das melhores práticas é ter um planejamento estratégico já bem evoluído com uma volumetria capaz de refletir esse planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, e aí sim pegar esses valores e, se for possível, o quanto antes, significa que em 2024 não está descartado um pagamento extraordinário de dividendos', destacou.
Mais cedo, ao comentar o uso de parte da reserva de capital para pagar dividendos ordinários em momentos mais desafiadores da companhia, como aconteceu no segundo trimestre, ele disse que a reserva está 'funcionando para o que ela efetivamente foi criada'.
(Por Marta Nogueira)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO