Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Petróleo sobe mais de 3% com paralisação na Noruega e escalada da guerra na Ucrânia

Placeholder - loading - Bomba opera na unidade da Vermilion Energy em Trigueres, na França 14/06/2024 REUTERS/Benoit Tessier
Bomba opera na unidade da Vermilion Energy em Trigueres, na França 14/06/2024 REUTERS/Benoit Tessier

Publicada em  

Por Laila Kearney e Paul Carsten e Robert Harvey

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo subiram mais de 2 dólares por barril nesta segunda-feira, após notícias de que a produção de petróleo bruto no campo petrolífero Johan Sverdrup, da Noruega, havia sido interrompida, o que se somou aos ganhos anteriores decorrentes da escalada da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 2,26 dólares, ou 3,2%, aos 73,30 dólares por barril. Os contratos futuros do petróleo bruto U.S. West Texas Intermediate (WTI) subiram 2,14 dólares, ou 3,2%, aos 69,16 dólares por barril.

A Equinor informou que interrompeu a produção de seu campo petrolífero Johan Sverdrup, o maior da Europa Ocidental, devido a uma queda de energia em terra. O trabalho para reiniciar a produção estava em andamento, disse um porta-voz da Equinor, mas não ficou imediatamente claro quando ela seria retomada.

Os preços do petróleo ampliaram seus ganhos com a notícia da interrupção, que indicou um possível aperto no mercado de petróleo bruto do Mar do Norte, disse à Reuters o analista do UBS Giovanni Staunovo. O fornecimento físico de petróleo bruto do Mar do Norte sustenta o complexo de futuros do Brent.

Os preços também subiram com a escalada da guerra da Rússia na Ucrânia no fim de semana.

Em uma reversão significativa da política de Washington, o governo do presidente norte-americano, Joe Biden, permitiu que a Ucrânia usasse armas fabricadas nos EUA para atacar profundamente a Rússia, disseram no domingo duas autoridades norte-americanas e uma fonte familiarizada com a decisão.

O Kremlin disse nesta segunda-feira que a Rússia responderia ao que chamou de decisão imprudente do governo de Biden, tendo alertado anteriormente que isso aumentaria o risco de um confronto com a aliança da Otan, liderada pelos EUA.

'Biden permitiu que a Ucrânia atacasse as forças russas em torno de Kursk com mísseis de longo alcance', pontuou o analista de mercados da IG, Tony Sycamore, acrescentando que isso é uma 'escalada das tensões no país em resposta à entrada das tropas norte-coreanas na briga'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. petroleo sobe mais de 3 com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.