Premiê canadense deve seguir firme em busca da reeleição após fim do casamento
Publicada em
Por David Ljunggren
OTTAWA (Reuters) - O anúncio surpresa do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, de separação da esposa, apenas uma semana após uma ampla reforma no gabinete, ressalta o foco e a intenção do premiê de levar o Partido Liberal à quarta vitória eleitoral consecutiva, apesar da queda de apoio nas pesquisas de opinião, disseram pesquisadores e especialistas.
Na quarta-feira, Trudeau e Sophie Grégoire Trudeau anunciaram sua separação de forma inesperada, marcando o fim de um casamento de 18 anos. A separação é uma das maiores crises pessoais de Trudeau, embora pessoas próximas e comentaristas políticos tenham dito que ele pretende superar seus problemas privados.
'Ele vai se candidatar de novo', disse uma fonte próxima a Trudeau, quando perguntada se a notícia da separação poderia estar levando a dúvidas sobre seu futuro político. A fonte pediu anonimato porque não estava autorizada a falar sobre o assunto publicamente.
Trudeau disse no Instagram que o casal tomou a decisão depois de 'muitas conversas significativas e difíceis'. Seu escritório disse que os dois assinaram um acordo legal e que o casal se concentrará em criar seus filhos. A família sairá de férias junta na próxima semana.
Trudeau, de 51 anos, sempre enfatizou a importância da família, e o casal eram sempre visto em campanhas eleitorais com seus filhos ao lado após três vitórias consecutivas desde 2015.
Embora a próxima eleição deva acontecer apenas em outubro de 2025, a campanha de Trudeau será diferente.
'A mudança foi uma limpeza política do gabinete e esta é uma espécie de limpeza pessoal... ele parece determinado a permanecer como líder do Partido Liberal', disse Roderick Phillips, professor de história da Universidade Carleton de Ottawa.
Pesquisas de opinião mostram que os eleitores estão começando a se cansar de Trudeau, e a remodelação do gabinete da semana passada foi projetada para formar sua equipe econômica central em resposta aos desafios do custo de vida com os quais os canadenses lutam há mais de dois anos.
O pai de Trudeau, o ex-primeiro-ministro liberal Pierre Trudeau, também se separou de sua esposa Margaret -- conhecida popularmente como Maggie -- quando estava no cargo. O divórcio ocorreu em 1977 e ele perdeu uma eleição em 1979 antes de se recuperar para ganhar o poder novamente em 1980.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO