Premiê do Canadá diz estar disponível para conversar com Trump, mas nos termos de seu país
Publicada em
OTTAWA (Reuters) - O novo primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, disse nesta segunda-feira que está disponível para um telefonema com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas que o fará somente 'em nossos termos como um país soberano'.
Carney foi eleito líder do Partido Liberal em 9 de março, tornando-se automaticamente primeiro-ministro. Tradicionalmente, telefonemas com o presidente dos EUA ocorrem logo em seguida, mas os dois ainda não se falaram.
'Estou disponível para uma ligação, mas sabe, vamos conversar em nossos termos como um país soberano, não como o que ele finge que somos', disse Carney a repórteres em Newfoundland no segundo dia de campanha rumo a uma eleição nacional em 28 de abril.
Trump tem ameaçado impor tarifas sobre as exportações canadenses e frequentemente expressa o desejo de anexar o Canadá, comentários que Carney diz serem desrespeitosos e inúteis.
O premiê também disse que supõe que Trump está esperando pelo resultado da eleição para que possa telefonar ao vencedor.
(Por David Ljunggren)
Escrito por Reuters