Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

México obtém alívio em tarifas impostas pelos EUA após telefonema 'excelente' de Sheinbaum com Trump

Placeholder - loading - Presidente do México, Claudia Sheinbaum, durante entrevista coletiva na Cidade do México 04/03/2025 REUTERS/Raquel Cunha
Presidente do México, Claudia Sheinbaum, durante entrevista coletiva na Cidade do México 04/03/2025 REUTERS/Raquel Cunha
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A presidente do México, Claudia Sheinbaum, agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por um telefonema 'excelente e respeitoso' entre ambos nesta quinta-feira, prometendo que seu governo trabalhará na segurança e na imigração, já que Washington reduziu temporariamente as tarifas comerciais impostas ao país.

Após a ligação, Trump anunciou que o México não será obrigado a pagar tarifas sobre qualquer mercadoria que se enquadre no acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) até 2 de abril, quando Trump prometeu tarifas recíprocas para todos os países.

A maior parte do que o México importa para os EUA está em conformidade com o acordo comercial, disse Sheinbaum em uma coletiva de imprensa após o anúncio.

Sheinbaum disse que os dois países continuarão trabalhando juntos para conter a chegada do opioide fentanil do México para os Estados Unidos, um ponto-chave de discórdia nas negociações sobre as tarifas de 25% de Washington sobre as importações mexicanas.

'Tivemos uma ligação excelente e respeitosa na qual concordamos que nosso trabalho e colaboração produziram resultados sem precedentes, dentro da estrutura de respeito às nossas soberanias', disse Sheinbaum em um post no X.

Sheinbaum acrescentou que os dois países também trabalharão para conter a chegada de armas dos EUA ao México.

O peso mexicano manteve-se estável nas negociações do meio da manhã em relação ao dólar depois que Trump anunciou o acordo, enquanto o índice de ações do país teve um breve aumento antes de reduzir seus ganhos.

O México e os Estados Unidos são os principais parceiros comerciais um do outro, com muitos setores, inclusive o de automóveis, beneficiando-se do movimento transfronteiriço de mercadorias facilitado pelo acordo comercial trilateral que também inclui o Canadá.

Na quarta-feira, a Casa Branca anunciou um perdão tarifário de um mês para as montadoras de automóveis se elas cumprirem o acordo comercial USMCA.

O secretário de Comércio de Trump, Howard Lutnick, disse que o governo poderá poupar mais produtos das tarifas, com um anúncio a ser feito ainda nesta quinta-feira.

Sheinbaum disse nesta quinta-feira que um comício planejado para domingo na histórica praça Zocalo da Cidade do México para delinear sua resposta às tarifas dos EUA seria agora um 'festival'.

(Reportagem de Kylie Madry e Brendan O'Boyle)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente do mexico elogia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.