Presidente do México repete oferta de asilo a ex-presidente peruano deposto e apoia eleições
Publicada em
CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, reiterou nesta segunda-feira sua oferta de asilo ao ex-presidente peruano Pedro Castillo e sua família, e apoiou os pedidos para que o país sul-americano avance com suas eleições gerais.
López Obrador havia dito anteriormente que considerava Castillo, que foi destituído do cargo e preso no início deste mês depois de tentar dissolver ilegalmente o Congresso, o legítimo presidente do Peru.
Na noite de domingo, a presidente peruana, Dina Boluarte, ex-vice-presidente que tomou posse após a deposição de Castillo, afirmou em entrevistas à imprensa que o ministro das Relações Exteriores do Peru lhe disse que o pedido de asilo para a família de Castillo havia sido aprovado.
López Obrador disse na segunda-feira que os pedidos de asilo ainda estavam em andamento. 'Foi feito um pedido, mas é um processo que precisa ser realizado', afirmou.
'Temos a porta aberta para o presidente do Peru e sua família para todos aqueles... que se sentem perseguidos', acrescentou.
López Obrador também apoiou um apelo para que o Peru promova eleições gerais.
Boluarte enviou na semana passada uma reforma constitucional ao Congresso que anteciparia as eleições presidenciais para dezembro de 2023, mas os parlamentares rejeitaram a proposto. Ela pediu que o Congresso reconsiderasse sua decisão.
(Reportagem de Kylie Madry, Marion Giraldo e Lizbeth Diaz)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO