Principal clérigo xiita do Iraque pede que mundo enfrente 'terrível brutalidade' em Gaza
Publicada em
(Reuters) - O principal clérigo xiita do Iraque, o Grande Aiatolá Ali al-Sistani, pediu ao mundo que enfrente a 'terrível brutalidade' em curso em Gaza e impeça os planos israelenses de causar mais danos ao povo palestino, conforme comunicado divulgado nesta quarta-feira citando ele.
Militantes do Hamas realizaram o ataque mais mortal da história de Israel no sábado, quando homens armados invadiram cidades israelenses, matando mais de mil pessoas e levando dezenas de reféns para Gaza.
Israel retaliou com ataques aéreos, arrasando distritos inteiros, e colocou Gaza sob 'cerco total' para impedir que alimentos e combustível cheguem à região de 2,3 milhões de pessoas, muitas delas pobres e dependentes de ajuda.
A mídia do Hamas disse nesta quarta-feira que a eletricidade caiu depois que a única usina do território parou de funcionar.
Os ataques de retaliação no enclave mataram 1.055 pessoas e feriram 5.184, com cerca de 535 edifícios residenciais destruídos, deixando cerca de 250 mil desabrigados, disseram as autoridades do Hamas em Gaza. A maioria dos deslocados estava em abrigos designados pela ONU, outros amontoados em ruas destruídas.
'Acabar com a tragédia deste povo honrado, que já dura sete décadas, garantindo-lhes o seu direito legítimo e acabando com a ocupação das suas terras usurpadas, é a única forma de alcançar a paz e a segurança nesta região', disse al-Sistani na nota.
'Sem isso, a resistência contra os agressores continuará e o ciclo de violência seguirá ceifando mais vidas inocentes', acrescentou o comunicado.
(Reportagem de Yomna Ehab e Amina Ismail)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO