Putin faz raro pedido de desculpas por conta de preço dos ovos
Publicada em
MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, emitiu um raro pedido de desculpas nesta quinta-feira quando uma aposentada reclamou com ele sobre o preço dos ovos.
Durante a sessão de perguntas e respostas de fim de ano de Putin com a imprensa e a população russa, a aposentada Irina Akopova foi mostrada sentada à mesa de sua cozinha e dirigindo-se ao presidente por meio de uma chamada de vídeo.
Ela reclamou que os preços de ovos, peito de frango e asas de frango haviam disparado.
'Vladimir Vladimirovich, tenha pena dos aposentados! Nós não recebemos milhões em nossas pensões. Resolva isso -- não temos ninguém a quem recorrer', disse ela. 'Sou muito grata ao senhor, estou contando com sua ajuda.'
A pergunta refletiu a preocupação real dos russos com o custo de vida e veio depois que Putin já havia reconhecido que a inflação pode se aproximar de 8% neste ano.
'Peço desculpas por isso, mas esse é um fracasso do trabalho do governo... Prometo que a situação será corrigida em um futuro próximo', disse Putin.
A sessão de perguntas e respostas é um formato que dá a Putin a chance de mostrar que ele é solidário com as preocupações das pessoas comuns e que está ordenando que as autoridades relevantes as resolvam.
O governo disse nesta semana que isentará 1,2 bilhão de ovos de impostos de importação no primeiro semestre do próximo ano para tentar controlar os preços que subiram mais de 40% neste ano.
(Por Reuters)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO