Reino Unido, EUA e outros países apresentam nova proposta para compensação por impactos de mudanças climáticas
Publicada em
SHARM EL-SHEIKH, Egito (Reuters) - Uma coalizão de países desenvolvidos, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, emitiram uma proposta preliminar para financiar perdas e danos causados pelas mudanças climáticas na conferência do clima COP27, disse uma fonte familiarizada com assunto à Reuters nesta sexta-feira.
A proposta estabeleceria 'arranjos novos e aprimorados de financiamento para ajudar países em desenvolvimento que são particularmente vulneráveis aos efeitos adversos das mudanças climáticas nas respostas a perdas e danos', de acordo com o esboço visto pela Reuters.
A proposta também criaria 'um grupo de especialistas' para combater questões importantes sobre de onde o financiamento deveria partir e como o mecanismo de financiamento deve ser dirigido.
Uma segunda fonte confirmou que o documento preliminar é a atual proposta que está sendo avaliada nas negociações.
Não ficou imediatamente claro como a proposta difere de uma proposta anterior da UE. A proposta anterior teria estabelecido um fundo especial para cobrir perdas e danos nos países mais vulneráveis, financiados por uma 'base ampla de doadores', de acordo com o diretor de política climática da UE, Frans Timmermans.
O texto sugere que economias emergentes altamente emissoras, como a China, teriam de contribuir, ao invés de o financiamento partir apenas de países ricos, que contribuem historicamente mais para as mudanças climáticas.
(Reportagem de Valerie Volcovici)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO