Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Restaurante, em Toronto, no Canadá propõe jantar no escuro

Funcionários com problemas na visão fazem parte do staff do lugar

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Restaurante, em Toronto, no Canadá propõe jantar no escuro"

Publicada em  

Já imaginou ir a um restaurante onde você pode saborear a refeição em um ambiente totalmente escuro? Assim, outros sentidos são despertados, como o paladar e audição. E além disso, já pensou ser atendido e servido por pessoas que são cegas ou têm algum problema visual? Certamente, essa é uma experiência bem diferente.‘O.Noir’, localizado em Toronto, no Canadá tem exatamente essa proposta.

Aliás, existem diversos estabelecimentos do gênero espalhados pelo mundo, como o 'Dans le Noir', na França e o 'Opaque', nos Estados Unidos.


Para quem planeja uma viagem a grande cidade canadense vale a pena a visita.

Onde fica

O ideal é realizar a reserva com certa antecedência. Ao chegar no lugar, que tem fácil localização bem no centro, próximo e estação de metrô Bloor-Yonge, na intersecção da Church Street e Charles Street, você pode até passar reto. Pois a fachada é discreta. Então, já sabe fique atento.

Como funciona

Logo na entrada, o público já é recepcionado por alguém com certo grau de deficiência visual e ao entrar no local, composto por bastante cores escuras, aos poucos, já é possível ir se ambientando para a grande aventura: o consumo da refeição.

Há um espaço iluminado com um bar e mesas espalhadas para que você possa escolher o que vai comer. Normalmente, a refeição é composta por entrada, prato principal e sobremesa. Não é algo muito barato, então, se estiver disposto a ter essa vivência, prepare o bolso. Aliás, há a opção de eleger um ‘prato surpresa’, assim, na completa escuridão, o paladar sozinho será o responsável por identificar qual é o alimento que está sendo ingerido.

Depois disso é hora de entrar na pequena sala no breu total, o cliente é guiado por um garçom, que tem algum problema visual, até o local. Lembrando que não é permitido o uso de celulares no lugar, onde ocorre o almoço ou o jantar. E o motivo é obvio o dispositivo estragaria toda a magia.

Ao entrar, o garçom guia o consumidor até a mesa e o ajuda a detectar onde está a cadeira, por exemplo. Após se acomodar, quando as refeições forem chegando o garçom irá se aproximar do consumidor e apontar que o prato chegou. Assim, o cliente é quem deve colocar a refeição em cima da mesa.

Comer no escuro é uma tarefa desafiadora, principalmente, lidar com o uso dos talheres. Porém, a sensação é única. Nesse momento, há pessoas que têm sentidos, como a audição, mais aguçados, outras o paladar, o curioso, é que pode parecer uma novidade sentir o sabor de alimentos que você já comeu a sua vida toda submetido a aquelas condições.

Principalmente, em se tratando do prato surpresa, pode ser uma grande tarefa descobrir o que está mastigando. Fora a imaginação, é bem interessante criar na sua própria mente como é, de fato, aquele espaço, qual seria a cor dos objetos, por exemplo.


Além de estimular todos esses sentidos, com a ida ao lugar, é possível se conscientizar e compreender as dificuldades vividas por quem tem esse tipo de deficiência.


O restaurante emprega pessoas cegas ou com algum problema do gênero, o que é uma forma de inclusão social.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. restaurante em toronto no …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.