Ringo Starr revela seu maior arrependimento sobre os Beatles
Apesar dos momentos icônicos com a maior banda da história, o baterista lamenta o que nunca aconteceu
Publicada em
Até as lendas do rock carregam mágoas. Ringo Starr, baterista da banda mais famosa de todos os tempos, os Beatles, revelou um arrependimento que muitos fãs jamais poderiam ter previsto. Mesmo com as conquistas históricas e o impacto global dos Fab Four, há um "e se?" que ainda ronda a mente de Ringo: o fato de a banda nunca ter se reunido para uma última apresentação antes da trágica morte de John Lennon, em 1980.
Em uma entrevista à Rolling Stone em 2015, o baterista desabafou sobre o desejo frustrado de ver a banda junta novamente no palco. “Meu maior arrependimento é que nunca nos reunimos. Tínhamos mais músicas, e poderíamos ter tocado ao vivo de novo. Poderíamos ter feito algo juntos, quem sabe uma performance de 'A Day in the Life'”, confessou.
Ringo, o último a entrar no grupo — substituindo Pete Best em 1962 —, completou a icônica formação ao lado de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison. Juntos, eles redefiniram a música, mas o fim da banda em 1970 marcou também o fim das apresentações ao vivo do quarteto.
Para Ringo, as tensões criativas e pessoais que levaram à separação poderiam ter sido superadas com a tecnologia atual. Ele acredita que a comunicação seria muito mais fácil hoje, o que poderia ter facilitado uma reconciliação. “Com a tecnologia de hoje, poderíamos ter nos sentado e dito: 'Vamos fazer isso’. Mas nunca chegamos a esse ponto. Acabamos fazendo colaborações em duplas”.
E, de fato, ao longo dos anos, ex-integrantes dos Beatles trabalharam juntos em várias ocasiões, em duplas ou trios. No entanto, uma reunião completa com os quatro membros nunca aconteceu. Um dos poucos momentos em que todos eles contribuíram para o mesmo projeto foi no álbum solo de Ringo, intitulado “Ringo” (1973), mas nem isso resultou em uma colaboração direta entre eles.
Em 1973, um reencontro quase aconteceu. Seis anos após a entrevista à Rolling Stone, Ringo voltou a falar sobre o assunto em uma entrevista à New Yorker, revelando que um encontro com John Lennon reacendeu rumores de uma possível reunião. No entanto, a ideia foi descartada, mesmo diante de uma oferta milionária, em parte por causa de uma proposta bizarra: a abertura do show incluiria um homem lutando contra um tubarão!
A imaginação dos fãs sempre pairou, sonhando com o retorno dos Beatles ao palco. Mas, na realidade, esse reencontro nunca saiu do papel. Apesar das colaborações ocasionais entre os ex-integrantes e os laços pessoais que mantinham, a chance de ver os quatro Beatles juntos de novo se desfez com o tempo.
Hoje, com a recente canção "Now and Then", tivemos um último vislumbre do que poderia ter sido. Mas para Ringo Starr, a oportunidade de reviver os momentos mágicos com seus companheiros de banda ficou no passado, tornando-se um dos maiores "e se?" da história da música.
Veja também:
PARTICIPE DA PROMOÇÃO “OUÇA E CONCORRA”!
A Antena 1 Quebra Recorde: São 5 Milhões de Ouvintes no Brasil
Descontos especiais para distribuidores
SALA DE BATE PAPO