Socialista Sánchez e conservador Feijóo se enfrentam em debate eleitoral na TV espanhola
Publicada em
MADRI (Reuters) - O primeiro-ministro da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, e Alberto Núñez Feijóo, líder do conservador Partido Popular (PP), embarcaram em um intenso debate ao vivo na televisão nesta segunda-feira, antes das eleições nacionais em 23 de julho.
Os dois se enfrentaram desde o início, quando solicitados a falar sobre a economia -- apresentando gráficos, falando um sobre o outro e citando métricas notadamente diferentes para inflação, emprego e crescimento econômico.
Sánchez destacou que o produto interno bruto da Espanha cresceu 4,2% no primeiro trimestre de 2023 que a Espanha é um dos poucos países europeus que conseguiu reduzir a inflação para menos de 2% -- a meta de preço estabelecida pelo Banco Central Europeu -- até 2023.
'Somos perfeitos? Não, mas estamos indo na direção certa e não podemos fazer curvas bruscas', disse ele. 'Você (Feijóo) quer frear a economia que está avançando em alta velocidade.'
Feijóo contestou Sánchez em sua afirmação de que a economia estava se movendo 'como uma motocicleta'.
'Isso mostra uma falta de respeito aos espanhóis', disse Feijóo, citando pessoas que estão com dificuldades para pagar suas compras semanais.
As pesquisas de opinião apontam Feijoo como o provável vencedor da disputa, mas ele provavelmente precisará do apoio do partido de extrema-direita Vox.
Algumas pesquisas, no entanto, mostram que os socialistas (PSOE) estão diminuindo a vantagem do PP, pouco mais de um mês depois que Sánchez anunciou a eleição antecipada.
(Reportagem de Belen Carreno e Corina Rodríguez)
((Tradução Redação São Paulo))
REUTERS FDC
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO