Tempestades intensificam a neve e aliviam a seca na Califórnia
Publicada em
Por Sharon Bernstein
SACRAMENTO, Califórnia (Reuters) - Chuvas e nevascas recordes nas últimas semanas tiraram metade do Estado norte-americano da Califórnia de uma estiagem persistente, e reforçaram o estoque de neve das montanhas de que o Estado depende para fornecer água durante as temporadas quentes e secas da primavera e do verão.
Autoridades estaduais devem divulgar nesta sexta-feira as últimas medições de volume e profundidade da neve nas montanhas de Sierra Nevada, que no mês passado já estavam com o dobro da profundidade típica para esta época do ano.
O acúmulo de neve na região é considerado o maior reservatório da Califórnia, vital para abastecer riachos e lagos à medida em que derrete lentamente.
A precipitação recorde e as fortes tempestades que a acompanharam em dezembro e fevereiro também diminuíram drasticamente a atual seca na Califórnia, disse uma equipe de agências do governo dos EUA nesta semana.
O mapa do Monitor de Seca dos EUA, divulgado na quinta-feira pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA e agências colaboradoras mostrou que 17% da Califórnia não estava passando por nenhum tipo de seca anormal, enquanto outro terço estava seco, mas não mais oficialmente em estado de seca.
Por outro lado, apenas três meses atrás, todo o Estado era considerado em condições de seca. A Califórnia passou por quatro períodos de seca desde 2000, que resultaram em menos água disponível para irrigar plantações e sustentar a vida selvagem, além de atender às necessidades dos 40 milhões de residentes do Estado.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO