Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trabalhadores realizam 1ª greve no Japão em décadas por venda de loja de departamentos

Placeholder - loading - Trabalhadores em greve em Tóquio  31/8/2023   REUTERS/Irene Wang
Trabalhadores em greve em Tóquio 31/8/2023 REUTERS/Irene Wang

Publicada em  

Por Mariko Katsumura e Ritsuko Shimizu

TÓQUIO (Reuters) - Os trabalhadores de uma grande loja de departamentos de Tóquio entraram em greve nesta quinta-feira, depois que discussões com a administração sobre a venda planejada de sua empresa fracassaram, marcando a primeira grande paralisação que o país viu em décadas.

Cerca de 900 trabalhadores da loja Seibu, no movimentado bairro de Ikebukuro, protestam contra a venda da Sogo & Seibu, uma unidade da gigante varejista japonesa Seven & i., para o fundo norte-americano Fortress Investment Group.

Eles buscam garantias de continuidade de empregos e negócios, insatisfeitos com os planos da varejista de eletrônicos Yodobashi Holdings de assumir cerca de metade da loja.

Os críticos, que incluem funcionários de Ikebukuro, argumentam que tal mudança desvalorizará a imagem da Seibu, substituindo muitas boutiques individuais na loja.

O acordo será fechado na sexta-feira, disse a Seven & i, acrescentando que reduziu o valor de venda da Sogo & Seibu em 30 bilhões de ienes (205 milhões de dólares) dos 250 bilhões de ienes originalmente acordados, após solicitar que a Fortress dê 'consideração máxima à continuação dos negócios da Sogo & Seibu e continuação do emprego'.

A Seven & i também renunciará a uma dívida de 91,6 bilhões de ienes, ou mais da metade do valor que emprestou à sua unidade, como parte do acordo.

Em um comunicado, a Fortress disse que trabalhará com a Seven & i para apoiar a gestão da Sogo & Seibu e manter a sua força de trabalho “na medida do possível”. A empresa planeja investir mais de 20 bilhões de ienes com o parceiro Yodobashi para renovar as lojas da Sogo & Seibu, afirmou.

As greves são extremamente raras no Japão, onde as negociações sobre salários e condições de trabalho são normalmente acordadas amigavelmente. A greve de um dia – a primeira em uma grande loja de departamentos japonesa em 61 anos – seguiu-se a meses de negociações entre a administração da Sogo & Seibu e o sindicato dos trabalhadores, e surge no meio de uma grave escassez de mão-de-obra no Japão.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. trabalhadores realizam 1 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.