Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tratamento dado pelo Taliban às mulheres pode ser crime contra a humanidade, dizem especialistas da ONU

Placeholder - loading - Mulher caminha com criança por rua de Cabul 09/11/2022 REUTERS/Ali Khara
Mulher caminha com criança por rua de Cabul 09/11/2022 REUTERS/Ali Khara

Publicada em  

GENEBRA (Reuters) - O tratamento dado pelo Taliban a mulheres e meninas afegãs, incluindo a exclusão de parques e academias, escolas e universidades, pode ser considerado um crime contra a humanidade, afirmou um grupo de especialistas da ONU nesta sexta-feira.

A avaliação do relator especial da ONU para o Afeganistão, Richard Bennett, e de nove outros especialistas da ONU é de que o tratamento às mulheres e meninas pode equivaler a 'perseguição de gênero' sob o Estatuto de Roma, do qual o Afeganistão faz parte.

Não houve resposta imediata de um porta-voz do Taliban a um pedido da Reuters para comentar a avaliação dos especialistas.

“Confinar as mulheres em suas casas equivale a prisão”, disseram os especialistas em um comunicado, acrescentando que isso provavelmente levaria a um aumento nos níveis de violência doméstica e problemas de saúde mental. Os especialistas também citaram como exemplo a prisão no início deste mês da ativista Zarifa Yaqobi e de quatro colegas homens.

Eles permanecem detidos, disseram os especialistas.

O Taliban substituiu um governo apoiado pelo Ocidente em agosto de 2021. O grupo diz que respeita os direitos das mulheres de acordo com sua interpretação da lei islâmica.

Os governos ocidentais dizem que o Taliban precisa reverter sua abordagem em relação aos direitos das mulheres, incluindo retomar a promessa abandonada de abrir escolas de ensino médio para meninas, para que assim exista qualquer caminho em direção ao reconhecimento formal do governo do Taliban.

Separadamente, um porta-voz da do escritório de direitos humanos da ONU pediu às autoridades do Taliban que suspendessem imediatamente o uso de açoites públicos no Afeganistão.

Ravina Shamdasani disse que o escritório documentou vários incidentes desse tipo neste mês, incluindo uma mulher e um homem açoitado 39 vezes cada um por passar um tempo sozinhos fora do casamento.

(Reportagem de Emma Farge)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tratamento dado pelo taliban …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.