Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tufão deixa 1 morto em Tóquio e interrompe energia e transporte

Placeholder - loading - Estragos provocados por tufão em Tóquio 09/09/2019 REUTERS/Kiyoshi Takenaka
Estragos provocados por tufão em Tóquio 09/09/2019 REUTERS/Kiyoshi Takenaka
Ver comentários

Publicada em  

Por Elaine Lies

TÓQUIO (Reuters) - Um dos tufões mais fortes a atingirem o Japão nos últimos anos se abateu sobre o leste de Tóquio, nesta segunda-feira, com ventos recordes e chuva intensa, matando uma mulher, danificando edifícios e causando transtornos nos transportes.

Mais de 160 voos foram cancelados e dezenas de linhas de trem ficaram fechadas durante horas, prejudicando o trânsito interurbano de milhões na área da grande Tóquio, que tem cerca de 36 milhões de habitantes. As autoridades avisaram que é perigoso sair de casa.

O tufão Faxai chegou ao território perto da cidade de Chiba pouco antes do amanhecer, levando consigo rajadas de 207 km/h, as mais fortes já registradas em Chiba, segundo a emissora nacional NHK.

Mas até a metade da manhã a tempestade havia voltado a rumar para o oceano.

Uma mulher de cerca de 50 anos teve a morte confirmada depois de ser encontrada em uma rua de Tóquio e levada a um hospital. Filmagens de uma câmera de segurança próxima mostraram que ventos fortes a lançaram contra um edifício, de acordo com a NHK.

Outra mulher de cerca de 20 anos foi resgatada de sua casa em Ichihara, no leste de Tóquio, depois que esta foi parcialmente destruída por um poste de metal de uma área de treino de golfe que a atingiu. Ela ficou seriamente ferida.

'Ouvi um rangido forte, não entendi o que era. Aí olhei para cima e vi um buraco grande no telhado, mas estava tão nervoso que não entendi o que havia acontecido', disse um vizinho.

Houve alguns deslizamentos de terra pequenos, uma ponte foi varrida e até 930 mil casas ficaram sem energia a certa altura, noticiou a NHK, incluindo toda a cidade de Kamogawa. Mas o número de casas sem luz havia diminuído para 840 mil na manhã desta segunda-feira, disse o Ministério da Economia, do Comércio e da Indústria.

Alguns postes elétricos de concreto foram arrancados das bases, e torres de transmissão de energia de Chiba foram derrubadas. Alguns painéis de uma usina de energia solar flutuante no sudeste de Tóquio estavam em chamas.

A Agência de Energia Atômica do Japão disse em um comunicado que uma torre de resfriamento de seu reator de pesquisa de Oarai, que não opera desde 2006 e está programado para ser desativado, caiu, mas que não houve vazamento de radiação nem impacto nos trabalhadores ou no meio ambiente ao redor.

Já enfraquecida, a tempestade havia seguido para o mar no meio da manhã, mas as autoridades alertaram que uma chuva forte é provável durante algumas horas, inclusive em Fukushima, local do pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl.

(Por Elaine Lies, Chris Gallagher, Kiyoshi Takenaka e Makiko Yamazaki)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. tufao deixa 1 morto em toquio …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.