Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Turquia detém 37 pessoas por publicações nas redes sociais sobre prisão do prefeito de Istambul

Placeholder - loading - Prefeito de Istambul Ekrem Imamoglu   31/10/2024   REUTERS/Dilara Senkaya
Prefeito de Istambul Ekrem Imamoglu 31/10/2024 REUTERS/Dilara Senkaya
Ver comentários

Publicada em  

Por Ece Toksabay e Mert Ozkan

ANCARA (Reuters) - A Turquia deteve 37 pessoas acusadas de publicações 'provocativas' nas redes sociais por causa da detenção do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu, informou o governo nesta quinta-feira, buscando reprimir os protestos.

Imamoglu, o principal rival político do presidente Tayyip Erdogan, foi detido na quarta-feira sob acusações que incluem corrupção e auxílio a um grupo terrorista, uma medida que o principal partido de oposição condenou como uma 'tentativa de golpe contra o próximo presidente'.

Milhares de manifestantes tomaram as ruas e os campi universitários em várias cidades, incluindo Istambul e a capital Ancara, com multidões entoando slogans contra o governo, apesar da proibição de quatro dias de reuniões imposta após a prisão de Imamoglu.

As autoridades turcas identificaram 261 contas de mídia social, incluindo 62 sediadas no exterior, por 'publicações provocativas que incitam ao crime e ao ódio' após a detenção de Imamoglu e 105 outros, e continuavam os esforços para rastrear os suspeitos restantes, disse o ministro do Interior, Ali Yerlikaya, no X.

O ministro acrescentou que 18,6 milhões de publicações sobre Imamoglu foram compartilhadas no X nas 24 horas seguintes à sua detenção. O popular político de 54 anos está à frente de Erdogan em algumas pesquisas de opinião.

Além da proibição de manifestações, as autoridades fecharam várias estradas e restringiram o acesso a algumas redes sociais.

'Eles detiveram apressadamente nosso prefeito, que elegemos com nossos votos', disse Ali Izar, um apoiador da oposição a caminho do trabalho no centro de Istambul. 'Não acho que essa seja uma prática democrática e a condeno.'

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. turquia detem 37 pessoas por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.