UE promete 'impulso final' em acordo comercial com Reino Unido com divergências sobre pesca diminuindo
Publicada em
Atualizada em
Por Gabriela Baczynska e Michael Holden
BRUXELAS/LONDRES - A União Europeia está dando um 'impulso final' na tentativa de chegar a um acordo comercial do Brexit com o Reino Unido, afirmou seu principal negociador nesta terça-feira, com os dois lados caminhando para um acordo sobre pesca, embora a questão politicamente sensível continue sem solução.
O Reino Unido vai concluir sua saída da UE quando deixar o mercado único e a união aduaneira do bloco em 31 de dezembro, o que significa que seus atuais acordos de livre comércio irão vencer.
Os dois lados vêm lutando há meses para fechar um novo acordo em torno de todas as questões, desde comércio a transporte e energia, com os estágios finais das negociações chegando já que a UE e outros países também suspenderam a maioria das viagens de e para o Reino Unido com o objetivo de tentar conter uma mutação variante do coronavírus.
Fontes de Bruxelas afirmaram que os dois lados reduziram suas diferenças na sensível questão de acesso aos estoques pesqueiros a partir de 2021, apesar de o tema continuar a ser um obstáculo para um acordo.
'Realmente estamos em um momento crucial. Estamos dando um impulso final', disse Barnier, que deveria atualizar os 27 enviados nacionais do bloco sobre o Brexit nesta terça e então falar ao Parlamento Europeu.
Mais cedo, um diplomata da UE disse que um acordo estava se aproximando. 'Parece que estamos cruzando os limites', afirmou o diplomata.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO