Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Veterano britânico do Dia D diz no 80º aniversário que foi informado de que estavam 'fazendo história'

Placeholder - loading - Veterano britânico Fred Ayton em Londres  28/5/2024    REUTERS/Hannah McKay
Veterano britânico Fred Ayton em Londres 28/5/2024 REUTERS/Hannah McKay

Publicada em  

Por Hannah Ellison

LONDRES (Reuters) - Fred Ayton, veterano da Marinha Real britânica, foi informado de que estava 'fazendo história' quando atravessou o Canal da Mancha há 80 anos, na véspera do Dia D, um momento importante na luta contra a Alemanha nazista para alguém que era 'apenas uma criança'.

Ayton era um marinheiro torpedeiro de 18 anos no HMS Sweetbriar, uma corveta que protegia as embarcações aliadas dos submarinos inimigos na jornada para as praias da Normandia em 6 de junho de 1944.

'Na verdade, eu ainda era apenas uma criança', disse o homem de 98 anos, mas ele sabia que estava fazendo a coisa certa.

'E devo dizer que isso fez de mim um homem', afirmou ele à Reuters.

Ayton será um dos cerca de 200 veteranos que participarão das comemorações na França na quinta-feira.

O rei Charles, a rainha Camilla e o príncipe William viajarão para a Normandia depois de participarem da comemoração nacional do Reino Unido em Portsmouth, na costa sul inglesa, na quarta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que estará em visita de Estado à França, participará das cerimônias ao lado do presidente francês Emmanuel Macron. Os líderes de Reino Unido, Canadá e Alemanha também estarão presentes.

Mais de 150.000 militares dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e outras nações aliadas participaram dos desembarques no Dia D, o início de uma invasão que levou à libertação da França e à vitória na Frente Ocidental.

Ayton relembrou como todos tiveram que deixar seus postos no navio para ouvir o capitão transmitir uma mensagem do Lorde do Almirantado, dizendo que eles 'estariam fazendo história' ao participar da maior invasão marítima de todos os tempos.

'Foi muito bem planejado e o inimigo não tinha ideia de que iríamos fazer isso', disse ele em sua casa no norte de Londres, onde um modelo de seu navio está exposto.

(Reportagem de Hannah Ellison e Hannah McKay)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. veterano britanico do dia d …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.