Zoológico de São Paulo inaugura espaço para ararinhas-azuis
Espécie está ameaçada de extinção
Publicada em
O Zoológico de São Paulo acaba de inaugurar um novo espaço dedicado às ararinhas-azuis, aves ameaçadas de extinção de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
O novo habitat possui cerca de 200 metros quadrados e foi inspirado na Caatinga Baiana, região onde o último ninho natural foi avistado em uma Caraibeira, espécie de ipê, no riacho da Melancia, em Curaçá.
A ararinha-azul é uma ave de pequeno porte e plumagem azul, endêmica da caatinga brasileira. Atualmente, há 334 delas sob cuidado no mundo e 85 estão no Brasil.
O zoo voltou a trabalhar com a espécie a pedido do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), órgão especializado do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), do governo federal.
Neste ano, o parque recebeu 27 destes animais e criou um centro de conservação exclusivo para eles. O objetivo é oferecer as condições para que as aves se reproduzam e, futuramente, sejam devolvidas à natureza.
Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Estefano, 4.241 - Água Funda
Aberto todos os dias, das 9h às 17h
Ingressos: https://ingressos.zoologico.com.br/
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO