Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

EUA revogam licenças de exportação de Intel e Qualcomm para vendas à Huawei, dizem fontes

Placeholder - loading - Loja da Huawei em Xangai, China 08/09/2023 REUTERS/Aly Song/
Loja da Huawei em Xangai, China 08/09/2023 REUTERS/Aly Song/

Publicada em  

Por Alexandra Alper e Fanny Potkin e David Shepardson

WASHINGTON/CINGAPURA (Reuters) - Os Estados Unidos revogaram licenças que permitiam que empresas como Intel e Qualcomm enviassem chips usados em computadores e celulares para a fabricante chinesa Huawei Technologies, disseram três pessoas familiarizadas com o assunto.

Uma quarta pessoa disse que algumas das empresas foram notificadas na terça-feira que suas licenças foram revogadas com efeito imediato. O Departamento de Comércio dos EUA confirmou que havia revogado algumas licenças, mas não chegou a nomear as corporações afetadas.

Um porta-voz da Intel não quis comentar. A Qualcomm não respondeu a um pedido de comentário e a Huawei não respondeu imediatamente.

A medida ocorre após o lançamento, no mês passado, do primeiro laptop habilitado para inteligência artificial da Huawei, o MateBook X Pro, equipado com o novo processador Core Ultra 9 da Intel.

O lançamento foi criticado por parlamentares republicanos. Eles afirmaram que isso sugeria que o Departamento de Comércio havia autorizado a Intel a vender o chip para a Huawei.

'Revogamos certas licenças de exportação para a Huawei', disse o Departamento de Comércio em um comunicado, recusando-se a especificar quais haviam sido retiradas.

A medida, relatada inicialmente pela Reuters, foi tomada após uma pressão conjunta dos republicanos anti-China no Congresso, que vêm pedindo ao governo do presidente Joe Biden que tome medidas mais duras para frustrar a Huawei.

A medida pode prejudicar a Huawei, que ainda depende dos chips da Intel para alimentar seus laptops, e pode prejudicar os fornecedores norte-americanos que fazem negócios com a empresa.

'A China opõe-se resolutamente ao fato de os Estados Unidos extrapolarem o conceito de segurança nacional e abusarem dos controles de exportação para reprimir as empresas chinesas sem justificativa', disse o Ministério das Relações Exteriores da China em um comunicado.

A Intel também tem enfrentado uma demanda fraca por seus tradicionais chips de data center e computadores. No mês passado, ela perdeu 11 bilhões de dólares em valor no mercado de ações após prever a receita e o lucro do segundo trimestre abaixo das estimativas do mercado.

A Huawei foi colocada em uma lista de restrições comerciais dos EUA em 2019, em meio a temores de que pudesse espionar os norte-americanos, parte de um esforço mais amplo para prejudicar a capacidade da China de reforçar suas Forças Armadas. O fato de ter sido incluída na lista significa que os fornecedores da empresa precisam buscar uma licença especial antes de enviar seus produtos.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eua revogam licencas de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.