Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

"I/O" de Peter Gabriel: Um Retorno Musical Após 21 Anos

O álbum apresenta uma diversidade de mixagens, destacando faixas envolventes

Placeholder - loading - "I/O" de Peter Gabriel: Um Retorno Musical Após 21 Anos.Divulgação
"I/O" de Peter Gabriel: Um Retorno Musical Após 21 Anos.Divulgação

Publicada em  

Peter Gabriel, conhecido por seu perfeccionismo, dedicou mais de duas décadas ao desenvolvimento de "I/O", divulgando-o na imprensa ao longo desse extenso período. Agora, finalmente disponível, o álbum oferece 12 músicas com opções de mixagem, como "Bright-Side" e "Dark-Side", cada uma cuidadosamente ajustada. Caso nenhuma faixa parecer ‘certa’ (pessoalmente), existe também a alternativa do mix "In-Side", disponível de forma independente e na edição deluxe de três discos.

Adotando uma abordagem única, Gabriel convida os ouvintes a se colocarem no lugar do artista, considerando os pequenos ajustes que moldam a atmosfera musical. Enquanto explora "I/O", é possível questionar a importância do trompete em "Live and Let Live" ou se as guitarras em "Road to Joy" devem permanecer na mixagem ou acompanhar o groove do baixo.

O artista, agora aos 73 anos, adotou uma abordagem gradual, lançando uma nova música a cada lua cheia de 2023 e realizando uma extensa turnê mundial, apresentando quase todas as músicas do álbum em cada apresentação. Entre monólogos sobre o estado contemporâneo do mundo e reflexões sobre os benefícios da inteligência artificial, Gabriel encorajou os fãs a confrontarem esse trabalho em andamento como uma experiência viva, uma obra respiratória antes de se tornar uma entrada tão aguardada em sua discografia.

"I/O" surpreende com sua simplicidade, afastando-se do denso álbum de 2002, "Up", e das incursões orquestrais de álbuns como "Scratch My Back" de 2010 e "New Blood" de 2011. Neste trabalho, Gabriel reconecta-se com seus instintos pop, cantando grandes refrões e escrevendo versos simples, buscando elevar a experiência musical. Todas as versões das faixas refletem um pouco do árduo processo de gravação, apresentando-se de maneira natural e intuitiva.

Considerando todo o contexto, a qualidade notável e simples da voz de Gabriel permanece brilhante, destacando-se como sua força definidora. Poucos cantores conseguem entregar álbuns conceituais complexos com a mesma ousadia melódica e clareza presente em cada edição.

À medida que o tempo distancia o lançamento prolongado, é provável que a voz de Gabriel se torne a característica distintiva de "I/O", lembrando-nos de que, apesar do estresse contínuo, são as simples conexões emocionais que prevalecem. No projeto todo, Gabriel canta sobre as mudanças nas relações humanas, transmitindo uma apreciação pela vida.

Veja também:

SURPRESA EM BRASÍLIA: PAUL MCCARTNEY REALIZA SHOW EXTRA NO CLUBE DO CHORO

ANTENA 1 TE DÁ UMA ALEXA DE NATAL  


Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. i o de peter gabriel um …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.