Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rússia diz que expulsou Exército ucraniano de 547 km² de território este ano

Placeholder - loading - Militar ucraniano perto de uma linha de frente na região de Donetsk  1/5/2024    REUTERS/Valentyn Ogirenko
Militar ucraniano perto de uma linha de frente na região de Donetsk 1/5/2024 REUTERS/Valentyn Ogirenko

Publicada em  

MOSCOU (Reuters) - O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse que suas tropas assumiram o controle de 547 quilômetros quadrados de território este ano no que ele chamou de 'novas regiões' da Rússia, uma referência a quatro regiões ucranianas que Moscou diz ter anexado.

Shoigu, em comentários na sexta-feira aos comandantes militares seniores, afirmou que as forças ucranianas estavam recuando ao longo de toda a linha de frente e que as tropas russas estavam rompendo o que ele chamou de uma rede de fortalezas ucranianas.

'Unidades do Exército ucraniano estão tentando se agarrar a linhas individuais, mas, sob nosso ataque, são forçadas a abandonar suas posições e recuar', disse Shoigu.

'Nas últimas duas semanas, as Forças Armadas russas libertaram os assentamentos de Novobakhmutivka, Semenivka e Berdychi na República Popular de Donetsk', declarou ele, referindo-se ao nome que a Rússia usa para uma das quatro regiões anexadas.

O principal comandante da Ucrânia disse no domingo que as tropas de Kiev, em menor número, haviam recuado para novas posições a oeste de três vilarejos no front oriental.

Moscou disse em setembro de 2022, sete meses depois de enviar tropas para a Ucrânia, que havia incorporado quatro regiões ucranianas - Donetsk, Kherson, Luhansk e Zaporizhzhia - em seu próprio território soberano, apesar de não controlar totalmente nenhuma delas.

A Ucrânia afirmou que a medida foi uma apropriação ilegal de terras e que planeja expulsar todos os soldados russos de seu território, inclusive da Crimeia, que Moscou anexou em 2014.

A Rússia controla cerca de 18% da Ucrânia - no leste e no sul - e vem ganhando terreno desde que a contraofensiva de Kiev em 2023 não conseguiu fazer nenhuma incursão séria contra as tropas russas bem entrincheiradas.

(Reportagem da Reuters)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. russia diz que expulsou …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.